Tempo de leitura: 4 minutos
Ah, o verão! Nada é mais a cara da estação do que uma pele dourada, não é mesmo? Ficar com a ‘cor do pecado’, sem manchas ou aparência de pele descascada é a preferência nacional para causar inveja nesse verão. Mas para alcançar o bronzeado perfeito e sem estragar a pele, não basta deitar na areia: é preciso ter alguns cuidados antes, durante e depois da praia ou piscina. Confira os cuidados necessários para evitar rugas, queimaduras e até mesmo câncer de pele.
O que muitos não sabem é que para se bronzear é preciso que haja algum grau de agressão à pele, já que é necessário deixar os raios solares agirem sobre o corpo. Em outras palavras, a pele só muda de cor, porque, após sofrer a agressão dos raios solares, ela responde com a liberação de melanina, o pigmento que dá a cor. Por isso é muito importante priorizar um bronzeamento gradual e sempre com proteção.
Os cuidados devem ser redobrados no verão. A dica mais comentada é, sem dúvida, a mais importante e totalmente indispensável: use filtro solar sempre. O filtro precisa ser reaplicado a cada duas horas ou após um mergulho na água. E essa proteção também se aplica para quem fica escondida embaixo da barraca de praia, pois ela não protege dos raios solares que refletem na areia e na água.
E pensar que só as mais branquinhas devem ter cuidados especiais é um grande erro. A pele negra é mais sensível aos raios UV e, portanto, mais suscetível a manchas irreversíveis. Por isso, os cuidados de proteção da pele devem ser intensos em qualquer tipo de pele.
Anote aí: o horário mais apropriado para tomar sol e ter um bronze saudável é antes das onze horas da manhã e após as quatro da tarde, quando os raios solares são menos agressivos e é possível conseguir uma boa absorção de vitamina D.
Dicas matadoras para o bronze perfeito: Alcançar aquela pele bronzeada não depende apenas da exposição ao sol. Quer saber como pegar um bronzeado mais rápido e duradouro?
- Esfolie a pele antes de tomar sol
A esfoliação retira as células mortas e garante que o bronzeado fique uniforme, sem manchas. O procedimento pode ser feito no salão ou em casa, uma vez por semana.
- Tenha paciência
Chegar à praia ou piscina depois de um longo inverno longe do sol pode ser incômodo, mas nada de passar o dia todo debaixo do sol. É recomendado começar devagar, para gradualmente atingir um bom bronzeado. Permaneça 15 minutos debaixo do sol no primeiro dia, 20 minutos no próximo, 30 no outro e assim em diante.
- Esqueça a maquiagem
Maquiagem e perfume não reagem bem com a exposição ao sol. Lave bem o rosto e aplique somente o protetor solar.
- Beba muita água
Sol, piscina e mar removem a camada de gordura da pele, fazendo com que a ela fique ressecada rapidamente. E com a pele seca não é possível manter o bronzeado, pois descasca e mancha com mais facilidade. Ande sempre com uma garrafinha de água e tome pelo menos dois litros por dia.
- Capriche no hidratante
Escolha um hidratante que contenha ingredientes como vitamina E, óleo de amêndoas, extratos de camomila e calêndula. Passe todos os dias depois do banho para impedir que a pele fique desidratada e manter o bronzeado por mais tempo.
- Tome banhos frios e curtos
Água quente resseca a pele e banhos longos diminuem a camada de gordura natural, deixando a pele desidratada e com possibilidade de descascar antes do que você gostaria.
- Aposte nos alimentos ricos em betacaroteno
Entre eles: cenoura, mamão, abóbora, brócolis e couve. A substância amarelada desses alimentos é transformada em vitamina A, que se deposita sobre a pele, turbinando o super bronzeado. Coma pelo menos uma porção por dia!
Gostou das dicas de como ter o bronzeado perfeito? Então coloque-as em prática e curta um bronzeado saudável nesse verão!
Conheça o produto Termo Bronze 30 cápsulas, clicando na imagem abaixo.
Termo Bronze 30 cápsulas