Tempo de leitura: 11 minutos
Muitas pessoas provavelmente querem largar o consumo excessivo que fazem do álcool. Isso é muito bom! Porém, a parte que não é tão ótima é a dificuldade desse processo.
Na verdade, esse é um caminho doloroso. O bom é que a tecnologia médica, as comunidades integradas e os acompanhamentos psicológicos eficientes facilitam muito a vida de quem quer deixar de ser alcoólatra.
A sobriedade oferece muitos benefícios como a diminuição das chances de derrames, perda de peso, ressacas inexistentes e redução da probabilidade de doenças no fígado.
Conheça a fórmula Anti-Drink da Farmácia Eficácia
Isolamento social x bebida alcoólica: por que as pessoas estão bebendo mais?
Com bares e restaurantes fechados e eventos artísticos suspensos por conta da pandemia, muita gente precisou reinventar seus momentos de diversão.
A rotina mudou para quem perdeu emprego ou teve atividades laborais reduzidas ou suspensas, a segunda parece um sábado, a terça parece domingo, e assim sucessivamente. O aumento da possibilidade de ter mais dias livres, acaba gerando aquela ideia de que se pode fazer aquelas atividades que se fazia anteriormente em dias livres. Então, algumas pessoas que bebiam socialmente nos finais de semana, agora estão livres para beber a qualquer dia e hora.
Sempre se associou a bebida alcoólica a dois pontos bem contraditórios: se a pessoa está alegre, bebe para comemorar, se está triste, bebe para esquecer os problemas, inclusive várias músicas ressaltam muito bem esses dois movimentos.
A pandemia por si só já ocasiona um estresse muito grande, aliado a isso tem ainda casos de crise financeira ou relações desgastadas, ou ainda a ansiedade por não saber quando é que tudo isso vai acabar. O efeito do álcool no organismo pode proporcionar uma fuga momentânea dessa realidade.
O álcool tem esse poder de fazer com que as pessoas esqueçam seus problemas, mas quando o efeito acaba a realidade volta, com os mesmos ou até com mais complicações, a exemplo de pessoas que estão até se endividando para poder comprar mais bebida. É preciso tomar cuidado em relação a isso.
Conheça a fórmula Anti-Drink da Farmácia Eficácia
O limite reside no equilíbrio. Se a pessoa passa a segunda, terça e quarta, bebendo, na quinta sente vontade ou falta de ingerir álcool, então é hora de acender o sinal vermelho. Se perceber que está perdendo controle e que esse comportamento está trazendo efeitos negativos, chegou a hora de pedir ajuda.
Há também o risco de desenvolvimento do alcoolismo em pessoas que, antes da pandemia, não apresentavam tendência à dependência. O problema da bebida alcoólica não é só para quem já tem o problema com a dependência, porque esses já são graves e identificados.
O problema são aquelas pessoas que não necessariamente tenham o problema da dependência, mas que por estar em casa, por perder a rotina, começam a consumir a bebida alcoólica fora do padrão, principalmente adolescentes, jovens, que começam tomando uma ou outra cerveja em horários que não costumavam tomar, depois já estão tomando todos os dias, em diferentes horários, na sequência, trocam a cerveja pelos destilados, aumentando a graduação alcóolica.
Já estamos há meses em isolamento. Por isso, todo cuidado é pouco nesta rotina que já pode estar criando uma dependência.
Caso queira parar de beber, aqui estão algumas dicas e estratégias para que você retorne ao caminho da sobriedade.
Atitudes para começar a parar de beber
1. Converse com um médico. Mantenha em mente que a abstinência pode ser fatal caso você decida seguir o caminho da recuperação sozinho. Você deve procurar um médico assim que surgir qualquer um dos seguintes sintomas: ataques de pânico, ansiedade grave, tremores, batimentos cardíacos acelerados. Tais problemas podem evoluir para um caso de delirium tremens, que é mortal se não for tratada.
2. Jogue fora todas as garrafas, latas, etc. Não sinta que é preciso oferecer bebidas alcoólicas a todas as suas visitas. É perfeitamente aceitável oferecer chás, limonadas, refrigerantes ou coisas do gênero.
3. Acolha seus sentimentos. Chore quando precisar. Ria quando puder. Coma quando sentir fome. Durma quando estiver cansado. Isso realmente parecerá estranho no início, mas faça sua parte. Você não vem tendo tais sensações há um longo tempo. Aprenda com tudo isso.
4. Fuja de situações que dão vontade de beber. Você precisa deixar os bares que frequentava e alguns de seus velhos companheiros de beberagem. Pode ser bastante revelador descobrir que os velhos companheiros de copo só bebiam com você ocasionalmente e tomavam algo entre duas cervejas ou duas taças de vinho. Algo bem diferente das suas várias doses.
5. Abandone o álcool sem medo. Lembre-se de que você não está sendo forçado a desistir de algo bom, e, sim, de que está certamente se livrando de algo muito ruim. Adapte sua mentalidade para que o abandono seja mais fácil. Sua melhor metade quer que consiga; sua metade egoísta quer que continue o mesmo.
6. Defina a melhor data para parar. Seja persistente, mas razoável. Pare de beber paulatinamente para evitar os sintomas da abstinência. Nesse caso, é melhor pedir para que um médico o ajude a planejar uma data para parar de beber de vez.
Conheça a fórmula Anti-Drink da Farmácia Eficácia
Dicas para se manter sóbrio
1. Não se justifique para ninguém. A maioria das pessoas não bebe como alcoólatras. Elas não conseguem compreender o fato de que o alcoolismo é um problema real e bem grave. É claro, existem muitas pessoas que têm o mesmo problema. De qualquer jeito, muitos dirão que você não tem um problema algum.
2. Altere sua rotina caso tenha horas agendadas para beber. Se você tem o hábito de beber após o trabalho ou ao chegar em casa, mude sua rotina para que ela envolve outras atividades. Visite seus pais ou um amigo. Um pouco de mudança de ares o ajudará a quebrar o ciclo vicioso.
3. Não se culpe. Algumas pessoas se sentirão idiotas e culpadas por não terem parado de beber antes. Não jogue a culpa em ninguém. O álcool é o inimigo, por isso você precisa se livrar da opressão do álcool e recomeçar.
4. Inicialmente, reduza o consumo de álcool. No início, simplesmente tente reduzir a quantidade de álcool que você consome. Passar direto do estado de beberrão para sóbrio é o caminho certo para gerar um desastre físico e emocional.
5. Alimente-se antes de beber. Comer, reduzirá seu interesse pela bebida. Isso também impedirá que você fique bêbado.
6. Beba muita água. A água o ajudará a permanecer hidratado, fazendo com que se sinta melhor. Ela ajuda a retirar as toxinas do corpo.
Conheça a fórmula Anti-Drink da Farmácia Eficácia
Táticas para permanecer sóbrio
1. Faça uma lista de todas as coisas que não conseguia fazer bêbado. Muitas pessoas têm vidas completas sem usar o álcool como apoio.
2. Imagine-se completamente descontrolado pelo álcool se sentir vontade de beber. Você realmente quer ser essa pessoa novamente? Não pense que sempre será assim. Você será um alcóolatra eternamente, mas isso não significa que não possa ser feliz, sóbrio e bem-ajustado. Este é seu objetivo.
3. Aceite como é bom ir para a cama sem entrar num estado comatoso – o que o faria acordar às 3 da madrugada com a boca seca e uma dor de cabeça insuportável. Aceite como é bom se lembrar de pessoas que conheceu na noite passada e dos sorrisos dos conhecidos. Aceite como é bom sentir amor por si mesmo, sem se punir por quem se tornou.
4- Enxergue os benefícios tangíveis da sobriedade, que nós geralmente não conseguimos ver.
5. Estime-se. Nós nem sempre temos motivos para agirmos de determinadas maneiras. Entretanto, quando temos motivos, eles dão sentido às nossas ações e criam princípios. Isso é um bom sinal.
6. Lembre-se de que é possível se divertir sem beber. Por outro lado, caso saiba que a tentação será grande demais, não se coloque numa situação em que uma recaída seja provável. Fique esperto em relação às suas limitações – cada um tem as suas.
7. Adquira um anel ou bracelete, ou tatue sua mão, ou frequente uma manicure para lembrar que suas mãos não mais compram ou trocam o álcool.
8. Tome um suplemento de vitamina B diariamente durante a primeira semana sem álcool.
9. Medite regularmente, especialmente pela manhã. No final da sessão, jure não beber álcool. Lembre-se do estado meditativo quando sentir vontade de beber. Ele o destruirá.
10. Memorize uma oração, um poema ou algo do gênero e repita sempre que se sentir fraquejando; lembrar e recitar isso manterá sua cabeça no lugar.
Conheça a fórmula Anti-Drink da Farmácia Eficácia
4 coisas que acontecem com o seu corpo quando você reduz o consumo de álcool
Parar de beber – ou reduzir o consumo de álcool – é uma das resoluções mais comuns de Ano Novo, principalmente se a ideia é adotar um estilo de vida mais saudável.
A mudança de hábito, que também alivia o bolso, tem um impacto positivo no organismo no curto e no longo prazo.
Alguns efeitos da redução do consumo de bebidas alcoólicas podem ser sentidos logo de cara:
– Acordar com mais facilidade pela manhã
– Perder peso ou deixar de ganhar
– Ficar menos cansado durante o dia
– Sentir que está mais em forma
– Sua saúde também pode se beneficiar de forma mais prolongada
Veja abaixo quatro mudanças que podem ser observadas com o passar do tempo:
- Mudança de humor
Há uma ligação forte entre o abuso de álcool e a depressão – e a ressaca costuma fazer com que as pessoas se sintam mais ansiosas e desanimadas.
Se você já sente tristeza ou ansiedade, beber pode agravar esses sentimentos, de modo que reduzir a ingestão de álcool pode, em geral, melhorar seu estado de espírito.
- Melhora do sono
Embora o consumo de álcool antes de dormir ajude algumas pessoas a dormir rapidamente, a prática também prejudica os ciclos do sono, podendo interromper a fase em que ele fica mais profundo.
Desta forma, reduzir o consumo de álcool deve ajudar você a se sentir mais descansado quando você acordar.
- Sistema imunológico mais eficiente
O consumo excessivo de álcool enfraquece o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a doenças. Quem exagera na bebida tende a contrair mais doenças infecciosas.
Isso acontece porque o excesso de álcool interrompe a produção de citocinas – moléculas responsáveis pela comunicação intercelular, fundamentais para o corpo se defender de infecções.
Uma produção mais lenta de citocinas pode reduzir sua capacidade de combater infecções até 24 horas após tomar um porre, informa um relatório do
- Pele mais saudável
As pessoas tendem a perceber uma melhora na aparência da pele logo após reduzir o consumo de álcool ou no longo prazo.
Veja mais detalhes sobre Anti-Drink Tratamento para parar de beber, clicando na imagem abaixo.