Tempo de leitura: 3 minutos
Temos mais fome quando está frio, porque gastamos mais energia, pois o organismo se esforça para manter a temperatura corporal estável. Ter mais apetite é uma consequência desse processo, visto que necessitamos de mais comida para compensar essa demanda energética.
A queda nos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, diminui, principalmente em pessoas que não se sentem bem com as temperaturas mais baixas. Sendo assim, buscamos conforto na comida, passamos longe dos alimentos crus e frios, dando espaço para as gorduras e açúcares — na forma de doce, massa, fritura e carnes.
Dicas para aproveitar a chegada do outono para emagrecer
1. Aproveite para tomar chás sem cafeína e sem açúcar que esquentam o corpo, aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a vontade de comer doce.
2. Consuma frutas típicas desta época, que, além de pobres em calorias, são ricas em vitamina C. Morango, limão, maracujá e goiaba estão na lista.
3. Aumente o consumo de proteína, pois ela demora mais para ser metabolizada e liberada, e isso prolonga a sensação de saciedade. Boas fontes: ovo, carnes magras e leguminosas, como feijão, soja, grão de bico e lentilha.
4. Prefira os carboidratos in natura e de baixo índice glicêmico, consumidos em receitas quentinhas. Bons exemplos: abóbora assada, mandioca ou batata-doce cozida e couve-flor gratinada. Todos eles são bons para aumentar o nível da serotonina. As frutas também entram na categoria carboidrato do bem e podem ser consumidas quentes – maçã, pera ou banana aquecidas no micro com canela ou noz-moscada são opções gostosas e práticas.
5. Acrescente carboidrato de baixo índice glicêmico, como couve-flor e abobrinha, no arroz. Além de aumentar a densidade nutricional do prato, dá para comer mais sem engordar.
6. Vá de sopa! Abóbora, mandioquinha e lentilha garantem receitas naturalmente cremosas.
7. Tenha o chocolate como aliado. A versão 70% cacau é mais saudável, mas acima de 50% também ajuda na produção de serotonina, é rico em antioxidantes e reduz a necessidade de carboidratos e açúcar. A dica é dividir em pequenos quadradinhos e deixá-los derretendo na boca, assim a sensação de saciedade vem primeiro.
Bônus: Outra dica para emagrecer no outono seria praticar exercício físico. O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas é importante continuar a rotina de atividades físicas para aumentar a queima de calorias. Faça uma atividade que esquenta rapidamente o corpo, para espantar o desânimo.
O outono/inverno pode ser vivido sem sofrimento e com satisfação. Viva com prazer cada estação do ano de acordo com o que cada uma delas possa oferecer.
Alimentação saudável e prática de exercícios físicos são os pilares do emagrecimento o ano todo. Independente da estação, é importante se manter sempre saudável e para isso adote alguns hábitos rotineiros.
Veja mais detalhes sobre Composto Eficaz Emagrecedor, clicando na imagem abaixo.