Diabetes Gestacional: saiba como evitar!

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 11 minutos

Por mais que uma mulher grávida nunca tenha sofrido de diabetes ao longo da vida, essa condição pode se desenvolver no período gestacional. Pelo menos 7% das grávidas são acometidas pelo diabetes gestacional. Mas, essa complicação pode ser combatida e também prevenida.

Alterações hormonais é que causam a doença. Para que o bebê se desenvolva, a placenta produz hormônios que comprometem a ação da insulina, substância que controla o açúcar no sangue, por vezes resultando num quadro de diabetes restrito ao período da gestação.

Quando não é feito um pré-natal regular, o problema pode gerar complicações para o bebê, como excesso de peso ao nascer, hipoglicemia neonatal e problemas respiratórios. À mãe, representa maior risco de distúrbio da pressão arterial e de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

O que é Diabetes gestacional?

É uma condição caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. Essa condição acomete aproximadamente 4% de todas as gestações.

Comumente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, você está em risco para o diabetes tipo 2. Dessa forma, é importante manter os cuidados e acompanhamento médico mesmo após ter tido o bebê.

Causas da diabetes gestacional

Não se sabe ao certo por que o diabetes gestacional se desenvolve. Sabe-se que o diabetes não gestacional acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Seu corpo digere o alimento que você consome para produzir glicose (açúcar) que entra em sua corrente sanguínea. A função da insulina é de promover a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.

Portanto, caso haja falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Durante a gravidez, a placenta, que liga o seu bebê para seu suprimento de sangue, produz altos níveis de vários hormônios. Quase todos eles prejudicam a ação da insulina nas células, aumentando o nível de açúcar no sangue.

Dessa forma, uma elevação modesta de açúcar no sangue após as refeições é normal durante a gravidez.

Sintomas de Diabetes gestacional

Raramente o diabetes gestacional causa sintomas. Sendo assim, é necessário fazer exames periódicos durante toda a gravidez, visto que o açúcar elevado no sangue pode causar problemas para você e seu bebê.

Às vezes, o diabetes gestacional pode causar sintomas. Veja:

  • Aumento da sede
  • O aumento da micção
  • O aumento da fome
  • Visão turva
  • Cansaço 
  • Náuseas 
  • Infecção frequente na bexiga
  • Açúcar na urina, quando testado por um médico

No entanto, a gravidez por si só já causa essas sensações na maioria das mulheres, então isso nem sempre significa que a mulher tem diabetes. Se você tem esses sintomas, o ideal é conversar com seu médico e não deixar de fazer os exames pré-natais.

Assistência no pré-natal

Em geral, o diabetes gestacional se manifesta no segundo trimestre de gravidez e pode acometer qualquer mulher.  No entanto, gestantes em idade mais avançada, com excesso de peso ou com histórico familiar de diabetes podem apresentar maior risco.

O diagnóstico é realizado por meio do acompanhamento dos níveis de glicose e o teste de glicemia deve ser feito durante o pré-natal.

O tratamento adequado garante gravidez e parto mais saudáveis, ajudando a evitar problemas de saúde futuros na mãe e no bebê. Entretanto, tomar os devidos cuidados para evitar essa condição, garante uma gestação ainda mais tranquila.

Alimentação saldável 

Garantir um estilo de vida saudável antes de engravidar ajuda a ter uma gestação menos propensa a complicações, hábito que deve ser mantido ao longo da gravidez.

Praticar exercícios físicos auxilia na redução dos índices glicêmicos. Conciliar esse hábito com alimentação balanceada, conforme orientação profissional, mantém os níveis de açúcar no sangue seguros e previne o problema. Combine com o seu médico a melhor dieta para cada fase da gestação.

Orientações importantes para prevenção do diabetes gestacional

O diabetes gestacional afeta a maneira pela qual o corpo produz e usa a insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.

É importante saber que há diversas maneiras de evitar diabetes gestacional, confira!

1. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada

Os profissionais da saúde, que acompanham você, podem fornecer uma lista de alimentos para manter sua glicemia no nível ideal. Você também pode falar com eles sobre a frequência, horários e tamanhos das refeições.

A fim de manter o açúcar no sangue em um nível constante, você deve incluir em sua dieta alimentos ricos em fibras. Veja quais são eles.

  • Verduras de folhas verdes
  • Frutas como ameixas
  • Farelos e grãos integrais

Consumir proteínas através de fontes como frango, espinafre e brócolis também ajudará no trabalho de como evitar diabetes gestacional.

Vários defeitos congênitos podem ser prevenidos incluindo proteína e vitamina B em sua dieta diária.

Seu corpo libera insulina como resposta a altos níveis de açúcar no sangue. Por isso, tente manter um intervalo de tempo mínimo entre as refeições e evite fazer uma única refeição grande. Isso evitará um pico de açúcar no sangue e manterá níveis constantes ao longo do dia.

Limite o consumo de doces e de alimentos ricos em carboidratos. É recomendável evitar ou pelo menos reduzir a ingestão de alimentos brancos. Confira!

  • Açúcar
  • Farinha de trigo
  • Amido
  • Batatas
  • Massas

Já que eles podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, faz sentido comê-los em pequenas quantidades.

Reduza o consumo de alimentos fritos, açucarados e gordurosos.

2. Faça exames regulares durante o pré-natal

Assegure-se de não faltar a nenhuma das suas consultas médicas e realize todos os exames no dia e horário agendado.

Um teste de DMG, diabetes mellitus gestacional, entre 24 e 28 semanas é recomendado para mães em risco médio, enquanto que em alto risco, um teste durante sua primeira visita pode ser realizado.

Converse com seu médico sobre quaisquer que sejam as dúvidas em relação ao diabetes gestacional, devido à sua história familiar ou a quaisquer outros fatores de risco.

Certifique se você precisa se exercitar ou seguir uma dieta determinada para manter a glicemia sob controle.

Se isso for acordado com seu médico, mantenha o monitorando dos níveis de açúcar no seu sangue regularmente e cumpra um cronograma de testes, como sugerido pelo profissional.

Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos atuais ou suplementos que você está tomando para que possam ser interrompidos ou alterados, se necessário.

3. Informe-se sobre seus fatores de risco

Determinar seus fatores de risco é um passo fundamental para evitar diabetes gestacional.

Obtenha minúcias do histórico familiar para saber com precisão se a diabetes gestacional pode afetá-la.

Caso um familiar próximo, como seus pais ou irmãos, tenha diabetes tipo 2, a possibilidade de desenvolver diabetes gestacional é grande. Descubra se isso é uma realidade e informe o médico, que por sua vez, pode sugerir métodos preventivos necessários.

Além disso, há vários outros fatores de risco que não devem ser descartados. Confira!

  • Ter desenvolvido diabetes gestacional durante uma gravidez anterior.
  • Histórico de síndrome do ovário policístico.
  • Estar acima do peso antes da gravidez.
  • Ter 25 anos ou mais.

Se você ainda está tentando engravidar, pode se preparar antes mesmo de ter um bebê sendo gerado por você. 

4. Faça atividade física

Seu médico poderá sugerir exercícios que possam ser feitos durante esse período gestacional.

Você pode reduzir ou controlar seu peso de várias maneiras.

  • Exercite-se diariamente por trinta minutos ou mais.
  • Se possível procure uma atividade como pilates e yoga.
  • Use a escada em vez do elevador.
  • Desfrute de atividades como nadar e caminhar.

Antes de optar por qualquer atividade física é importante consultar seu médico para que ele avalie sua condição e o estágio de sua gravidez.

Lembre-se, apenas 4 horas de atividade física semanais podem reduzir consideravelmente o risco de diabetes gestacional.

Qualquer tipo de esportes de contato deve ser evitado, pois isso pode levar a lesões.

Portanto, é o seu médico que decidirá com que frequência deve exercitar-se depois de considerar a sua saúde geral.

5. Evite o estresse

Manter os níveis de estresse ao mínimo é uma das formas de como evitar diabetes gestacional.

Tente as seguintes coisas para reduzir essas taxas:

  • Ouvir música é um método comprovado de manter os níveis de estresse ao mínimo. Se for possível, coloque sua música favorita durante o horário de trabalho ou quando estiver descansando, para obter o máximo de benefícios.
  • Faça exercícios de respiração profunda, pois eles são ferramentas maravilhosas para reduzir os níveis de ansiedade.
  • Praticar atividades como yoga e meditação proporcionam alívio imediato principalmente para questões relacionadas ao estresse e devem ser praticadas sob supervisão profissional.

Tenha em mente que se você tem diabetes gestacional durante a gravidez, seu bebê corre um risco maior de ganhar peso adicional enquanto cresce ou desenvolver diabetes tipo 2 quando se tornar adulto.

Tratamento de Diabetes gestacional

Mulheres com diabetes gestacional, devem fazer mudanças de estilo de vida para ter uma gravidez tranquila.

Teste sua glicose sanguínea

Enquanto estiver grávida, check o seu nível de açúcar no sangue diariamente de manhã em jejum e após as refeições para se certificar de que eles permanecem dentro de uma faixa saudável.

Isto pode parecer incômodo e difícil, mas vai ficar mais fácil com a prática.

Sua equipe de saúde vai monitorar e gerenciar o açúcar no sangue durante o parto. Se o seu açúcar no sangue sobe, o pâncreas do bebê pode liberar altos níveis de insulina e isso pode causar hipoglicemia em seu bebê logo após o nascimento.

Medicamentos

Se fazer dieta e praticar exercícios não forem suficientes, você pode precisar de medicamentos via oral ou injetável para baixar o nível de açúcar no sangue. 

Monitorização cuidadosa do seu bebê

Uma parte importante do seu plano de tratamento está em observar seu bebê. O médico pode monitorar o crescimento e desenvolvimento do bebê com ultrassons e outros testes. 

Complicações possíveis da diabetes gestacional

A maioria das mulheres que tem diabetes gestacional terão os bebês saudáveis, desde que seus níveis glicêmicos estejam regularmente controlados.

Entretanto, o diabetes gestacional que não é cuidadosamente acompanhado pode ocasionar níveis de açúcar no sangue não controlados e causar problemas para você e seu bebê, incluindo um aumento da probabilidade de precisar de cesariana.

Complicações para o bebê

Se você tem diabetes gestacional, o bebê pode ter um risco aumentado de:

  • Hipoglicemia logo após o nascimento
  • Diabetes tipo 2 mais tarde na vida
  • Peso excessivo ao nascer
  • Nascimento prematuro
  • Síndrome do desconforto respiratório
  • Diabetes gestacional não tratada pode implicar na morte de um bebê antes ou logo após o nascimento

Complicações para gestante

O diabetes gestacional também pode aumentar o risco de a mãe ter:

  • Pressão arterial elevada e pré-eclâmpsia
  • Diabetes no futuro
  • Gravidez de gêmeos

Veja mais detalhes sobre Pomegranate (Extrato de Romã), clicando na imagem abaixo.

diabetes gestacional300mg – 60 cápsulas
Pomegranate em cápsulas, é bastante rico em oxidantes, atua como cardioprotetor e previne a aterosclerose e apresenta grandes benefícios para tratamentos e prevenção de diabetes e mal de Alzheimer.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments