Tempo de leitura: 2 minutos
Dor de barriga, dor no estômago e muitas outras expressões: todas elas são referentes ao desconforto abdominal que atinge milhares de brasileiros diariamente. Quais são suas causas? É o que veremos logo abaixo. Continue lendo o nosso artigo!
A dor abdominal, na verdade, geralmente está ligada aos órgãos fígado, estômago, vesícula, intestino, também podendo ser causadas por úlceras ou apendicites.
Má-digestão, obstrução do intestino – a conhecida “prisão de ventre” – cólicas renais, infecção urinária e, inclusive, um câncer, encontrado quando o incômodo é duradouro, podem ser responsáveis pela dor.
Desconforto abdominal: descubra possíveis causas pela região atingida
É notável que a região dolorida pode indicar quais são seus causadores, com níveis de variações da dor, que vão de aguda a crônica, recorrente ou contínua.
A seguir, preparamos uma breve lista com as principais doenças relacionadas à dor e desconforto abdominal, de acordo com sua localização no ventre. Confira:
- Se o foco da dor estiver na região superior do abdômen, existe a possibilidade das seguinte doenças: Cálculo Renal, Hepatite, “Prisão de Ventre”, Isquemia Mesentérica, Pancreatite, Úlcera, Colecistite (Inflamação da Vesícula Biliar), Angina, Duodenite, Aneurisma da Aorta Abdominal, Refluxo Gastroesofágico, Linfoma Não-Hodgkin (originado nos Gânglios, porém com mais de 20 variações existentes) e Estenose Pilórica;
- Já na parte inferior, os motivos para o desconforto abdominal podem ser: Diverticulite, Cistite, Endometriose, Doença Inflamatória Pélvica, Cistos no Ovário, Salpingite (ou Anexite, são inflamações nas trompas de Falópio) e Inflamações Cervicais.
Como tratar o desconforto abdominal?
Sabe-se que quando localizada à direita do abdômen, a dor abdominal pode ser relativa ao apêndice ou fígado. Mais à esquerda, ela pode estar ligada a úlceras gástricas, por exemplo.
Outras causas podem ser gripe estomacal, constipação, síndrome do intestino irritável, gravidez ectópica e até mesmo uma pneumonia.
O tratamento para o desconforto abdominal deve passar pela avaliação de profissionais especializados, que recomendarão o tratamento e medicamento indicados para cada caso.
Além dos remédios mais utilizados para a dor, como Dimeticona, Dipirona e Omeprazol, alguns produtos naturais podem agir rapidamente no combate ao incômodo.
Conheça alguns dos compostos da Farmácia Eficácia para acabar com dores na região do abdômen! Até logo!