Tempo de leitura: 4 minutos
Se para os adultos ficar em casa durante essa quarentena, que parece nunca ter fim, já está sendo uma tarefa complicada para a criançada que está acostumada e precisa gastar energias de todas as formas possíveis e imagináveis nada parece mais complicado.
Pais e responsáveis não estão vivendo um momento muito fácil com essa meninada presa dentro de casa sem ter muito o que fazer além de se “divertir” nos eletroeletrônicos e fazê-los entender que não estão de férias.
Portanto, para manter a criançada distraída, impor limites e gastar as energias com algo mais produtivo e atrativo, é preciso reinventar e utilizar toda a criatividade para a construção de atividades e brincadeiras.
Como distrair a criançada no período da quarentena
O primeiro passo para que seu filho entenda ou pelo menos perceba que não estamos vivendo uma situação comum é impor limites. Todos nós precisamos de limites, especialmente, as crianças. Coloque regras, horários, reinvente a rotina das crianças sem deixar que a situação em casa fuja ao seu controle.
- Os pequenos precisam respeitar um horário para dormir e acordar como se as aulas estivessem acontecendo na escola e não em casa.
- Hora de estudar, é hora de estudar.
- Almoçar no horário correto.
- Lanchar em um horário pré-definido.
- Limite o tempo de uso de eletrônicos quando a criança não estiver fazendo as tarefas escolares.
- Realizar suas tarefas diárias como se sua rotina não tivesse sofrido alteração para que quando tudo voltar ao normal ele não sofra tanto.
Aulas online na quarentena vs eletrônicos e distrações
Como os pequenos não entendem muito bem o que está acontecendo, estar em casa pode ser sinônimo de férias e muita farra. Mas, nada disso. O momento é de seriedade.
É preciso continuar levando o estudo, mesmo que remoto, a sério. Os pais e responsáveis vão precisar construir uma rotina e disciplina para que o aprendizado e o ano letivo transcorra sem problemas.
Portanto, estipule os horários para o estudo e os horários para diversão. No tempo live faça com que as crianças gastem as energias. Então use a criatividade e reinvente a rotina da molecada.
É fácil? Não! Mas temos certeza que vocês vão conseguir tirar isto de letra também.
Dicas de atividades e brincadeiras dentro de casa
- Brinque dentro de casa com as crianças, por exemplo, usando jogos de tabuleiro, forca, jogo da velha, caça palavras, esconde-esconde, entre outros.
- Se aventurem na cozinha. Façam uma receita juntos. Que tal cookies? bolo de chocolate? Ah! E que tal picolés caseiros de frutas?
- Forme um conjunto musical mesmo que isso vá ensurdecer e enlouquecer os vizinhos. O momento será único e muito divertido. Se não tiver instrumentos musicais em casa, use panelas, frigideiras, talheres…. seja criativo e cante junto com as crianças.
- Crie jogos interativos e educativos, como adivinhas, parlendas, trava-língua, entre outros. Ah! Você pode imprimir essas atividades do seu computador. Existem vários sites que disponibilizam estas atividades gratuitas. Te salvei, hein?
- Arrede todos os móveis da sala e faça seu filho se movimentar brincando de amarelinha ou pulando corda, por exemplo.
- Ligue nos canais do youtube que oferecem atividades físicas gratuitas e vá se exercitar junto com os pequenos. Esse hábito fará um bem danado para toda família. Uma dica: vocês podem aprender juntos vários passos de danças.
- Brinque de completar a música ou quem sabe construir um “The Voice – in house” na sala de estar?
- Construa uma cabaninha dentro de casa com um lençol e as cadeiras de jantar.
- Pegue uma lanterna e brinquem de construir formas e objetivos com a sombra das mãos. Temos certeza que vai render muitas risadas e histórias emocionantes.
- Pegue algumas caixas de papelão e construa carros, fantasias ou objetos para distrair a meninada. Para dar um toque diferente nesta arte, peça para as crianças pintarem o papelão com tinta guache.
- Estipule um dia da semana para realizar o lanche da tarde como “pic nic” na sala de estar. Este momento pode ser interessante para todos da casa, visto que estarão juntos neste tempo para conversar, rir e saborear o lanche.
Gostaram das dicas de atividades? Você tem alguma atividade super legal para compartilhar com a gente? Então deixe nos comentários!
Veja mais detalhes sobre TOP 3 – Controle de da ansiedade e estresse, clicando na imagem abaixo.