Tempo de leitura: 2 minutos
Vitaminas, proteínas e nutrientes estão em alta quando o assunto é alimentação saudável. Pouco citados, no entanto, os minerais também possuem grande importância na hora de alcançar o peso ideal e manter o equilíbrio da saúde. E nono topo dessa lista, está um mineral essencial para a vida: o magnésio.
Está comprovado cientificamente que a grande maioria dos seres humanos apresentam carência do elemento magnésio no organismo. O stress, a idade, drogas, bebidas alcoólicas, fumo e a alimentação deficiente podem levar a uma carência cada vez maior resultando em complicações de saúde.
Importância do magnésio
O magnésio produz o equilíbrio mineral natural no organismo, animando os órgãos e suas funções (catalisadoras). Especificando um pouco mais, é essencial em mais de 300 reações bioquímicas e ainda:
- Desempenha um papel importante nos músculos, nervos, e na função imunológica;
- Impede a arritmia;
- Dá força aos ossos;
- Regula o açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial;
- Atua no metabolismo energético e na síntese de proteínas.
Aproximadamente 60% do magnésio estão armazenados nos ossos, 26% nos músculos e 14% estão distribuídos pelos outros tecidos. Este mineral natural é tão precioso para o corpo que fica quase todo guardado dentro das células. Somente 1% do nosso magnésio circula pelo sangue.
Fontes de magnésio
O magnésio está distribuído nas fontes alimentares vegetais e animais:
Frutas e hortaliças – Abacate, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, fogo seco, ervilha, mandioca, lentilhas, quiabo, algas marinhas, uva passa, soja, espinafre, couve.
Grãos e derivados – cevada, granola, aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, gérmen de trigo, farinha de centeio, cereais instantâneos, farelo de milho, massas integrais.
Nozes e sementes – semente de abóbora e girassol seca, gergelim, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, soja e nozes.
Outros: melado, manteiga de amendoim, produto de soja (molho, farinha, tofu), camarão, ostra, fermento, leite em pó.
Em diversos momentos da vida, é comum que o corpo sofra com a carência de magnésio e até mesmo o consumo dos alimentos acima podem não ser suficientes para a reposição necessária desse mineral natural.
Por este motivo, muitos profissionais da saúde têm receitado o uso equilibrado do cloreto de magnésio para incentivar esta reposição e prevenir o organismo de diversos males.
A carência de magnésio pode ocasionar em sintomas como apatia, fadiga, irritabilidade e processos metabólicos mais lentos, tornando necessário seu consumo. Não deixe de consultar seu medico!
Conheça o produto Cloreto de Magnésio, clicando na imagem abaixo.
Cloreto de Magnésio 33g
O Cloreto de magnésio é um suplemento mineral que reforça as funções cardiovasculares e fornece mais energia. Indicado contra Hipertensão e cálculos renais.