Tempo de leitura: 11 minutos
O verão não precisa chegar oficialmente para você cuidar do seu corpo e dos seus cabelos. Mas, é no verão que a exposição ao sol, água do mar e piscina são ainda maiores. Por isso, surge aquela dúvida: como manter os cabelos saudáveis no verão?
Ter uma boa rotina de hidratação capilar, faz com que os cabelos estejam mais fortes e prontos para enfrentar a maratona de sol, vento, água salgada ou de piscina, você deve, por isso, cuidar bem de seu cabelo o ano todo.
No verão, lavar o cabelo tão logo seja possível após contato com cloro ou sal é uma medida importante. Usar condicionador após as lavagens também ajuda a recompor a hidratação perdida durante o banho de mar ou piscina. Aproveite o calor e diminua a temperatura da água. Quanto mais quente mais ressecado seu cabelo pode ficar.
Veja como manter os cabelos saudáveis no verão
Em dezembro começa a estação mais quente do ano, mas os cuidados com o cabelo para enfrentar o sol, praia e piscina podem e devem começar antes. Afinal, não adianta nada gastar horas na produção e no make verão e descuidar do cabelo. Se você quer arrasar com os fios mais hidratados e brilhantes, atenção para essas dicas simples e supereficientes.
- Utilize produtos com proteção solar
Os raios UV emitidos, principalmente, pelo sol são um perigo para pele e também para o cabelo. Da mesma forma que é preciso tomar alguns cuidados com a pele, é preciso proteger o cabelo dos danos que o sol pode causar diariamente e principalmente quando se expõe excessivamente a essas condições, como nos dias de praia e piscina.
Muitas vezes, a exposição ao sol se dá sem que seja percebida, apenas por caminhar sem nenhum tipo de proteção, e os cabelos sofrem com os raios UV.
O cabelo muito exposto ao sol, torna-se mais áspero e sem brilho, por dano direto da radiação sobre as substâncias que unem as cutículas, como as ceramidas. Além disso, torna-se frágil e quebradiço por alterações na queratina.
Para se proteger contra essa radiação, hoje existem diversos produtos com essa função. Atualmente, uma gama de produtos sem enxágue e com filtro UV está disponível no mercado. Além do mais, chapéus com proteção solar são excelentes aliados. Os cabelos tingidos merecem um cuidado especial, visto que a exposição ao sol, além de danificar o fio, também pode alterar a cor.
- Enxágue os cabelos após sair da piscina ou mar
Deixar o cabelo secar com a água do mar ou da piscina danifica e resseca os fios. O jeito é lavá-los. Se for o caso, vale até levar uma garrafinha com água para enxaguá-los. Em casa, aposte em xampu e condicionador específico para o seu tipo de fio. Se estiverem ressecados, aplique uma máscara.
Só desembarace os fios depois desse ritual, mas nada de passar a escova para não os quebrar. O correto é um pente de madeira com dentes largos, principalmente para quem tem madeixas com alisamento ou permanente.
Quando a temporada acabar, vale recorrer aos tratamentos especiais realizados nos salões para recuperar as madeixas e deixar os fios lindos e brilhantes para a próxima estação.
- Dê um tempo no secador e químicas
O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações. Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.
A ideia, portanto, é cuidar bem deles para evitar esses danos. Quem usa química, por exemplo, precisa fazer hidratação para evitar ressecamento; no caso do secador, é ideal também usar um produto para auxiliar no processo da escovação.
- Faça hidratações regularmente
Por último, as substâncias boas para o cabelo – para quem quer hidratar – a sugestão é procurar produtos com cacau, óleo de coco, abacate, leite ou óleo de argan; no entanto, para quem quer fortalecer, os produtos precisam ter guaraná, mamão, aloe vera, tomate, pitanga ou também óleo de argan.
- Abuse dos óleos
Veja os melhores óleos para umectação capilar.
1– Azeite de oliva extra-virgem
O azeite de oliva é o óleo mais barato e é o mais fácil para se fazer umectação capilar. Provavelmente deve ter um vidrinho aí dentro da sua casa! Não é mesmo?
O importante é que ele seja extra-virgem, ok?
O azeite de oliva é conhecido por ter várias vitaminas como A, D, E e K, e é um poderoso antioxidante.
Além disso, ele é bem emoliente e tem o poder de chegar até a área mais interna do fio do cabelo, por isso é um óleo bem poderoso e consegue deixar o cabelo nutrido e cheio de vida.
Ele é indicado para quem tem cabelos ressecados e com pontas duplas.
2– Óleo de Abacate
Ei, quem aí, quando era mais jovem, fez hidratação com abacate?
Pois é, a gente nem sabia direito para que servia, mas sabia que o abacate deixava o cabelo poderosamente lindo, não é?
Usar o óleo é ainda melhor, pois sua consistência permite que ele chegue em todas as áreas do fio do cabelo, tratando-o de dentro para fora.
Por ser rico em vitaminas A, B, D, E, o óleo de abacate é indicado para fios quebradiços, ressecados, danificados e com química. Possui também algumas proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar e fortalece o cabelo contra quebra.
3 – Óleo de Argan
O óleo de argan é um dos mais utilizados para o tratamento capilar, pois possui consistência muito fininha e consegue penetrar no cabelo facilmente, proporcionando resultados rápidos e duradouros.
Esse óleo é rico em ácidos graxos, que repõe a proteína capilar e deixa o fio mais brilhante e macio.
O óleo de argan possui também a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento capilar.
Ele é indicado para cabelos ressecados, sem vida, com frizz e pontas duplas.
4– Óleo de coco
O óleo de coco é um dos queridinhos quando se fala em umectação capilar, pois deixa o cabelo muito bonito e brilhante desde sua primeira aplicação.
Assim como o óleo de argan, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitamina K, que ajudam a restaurar e hidratar o fio do cabelo profundamente.
Além do mais, o óleo de coco estimula o crescimento do cabelo e também ajuda a diminuir o volume dos fios.
Ele é indicado para tratamento dos cabelos ressecados, danificados, com frizz, pontas duplas, sem brilho e sem vida. Ou seja, para todos os tipos de cabelos!
5 – Óleo de rícino
O óleo de rícino é considerado um dos melhores óleos para umectação capilar!
Isso porque ele é completíssimo, ou seja, oferece inúmeros benefícios para a saúde capilar de forma rápida e eficaz!
Dê só uma olhada nos benefícios:
- Estimula o crescimento capilar
- Combate a queda dos fios
- Diminui a caspa
- Combate a quebra dos fios
- Hidrata o cabelo
- Recupera fios danificados
- Deixa o cabelo mais encorpado
- Diminui as pontas duplas
- Ativa a circulação do couro cabeludo
- Tem ação antifúngica e antibacteriana
- Sela as cutículas
- Dá brilho
- Diminui o frizz
E aí, gostou de saber?
O óleo de rícino é muito espesso e é difícil de usá-lo sozinho, por isso a sugestão é de misturá-lo com outro óleo 100% vegetal que você deseje.
Ele pode ser misturado tanto com o azeite de oliva quanto com o óleo de coco e o resultado será bastante bom!
6- Óleo de macadâmia
O óleo de macadâmia é composto pelo ácido palmitoleico que também é produzido pelo corpo humano e encontrado no sebo que se forma sobre a pele. Justamente por isso, ele possui elevada afinidade com a nossa pele e quando usado para umectação penetra com muita facilidade no couro cabelo realizando a sua nutrição sem deixar o cabelo oleoso.
A presença da gordura monoinsaturada na região do couro cabeludo ajuda a protegê-lo dos desgastes do dia a dia como poluição, raio UV, produtos químicos e a ação da chapinha e do secador. Veja mais alguns benefícios promovidos pelo óleo de macadâmia nos nossos cabelos.
- Reduz o frizz dos cachos
- Controla o volume
- Dá brilho
- Devolve a elasticidade natural dos fios (isso reduz a quebra e o aparecimento de pontas duplas)
- Deve também ser usado em cabelos quimicamente tratados.
O óleo de macadâmia pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo até mesmo nos oleosos. Porém, ele é indicado, principalmente, para pessoas que têm cabelos cacheados, volumosos e com frizz. O óleo também possui maior indicação para quem tem cabelos ressecados.
A aplicação do óleo de macadâmia é muito simples. Basta passar um pouco na palma das mãos, esfregar uma na outra e espalhar o produto desde a raiz até as pontas. Lembre-se de separar o cabelo em mechas para que o óleo alcance todas as partes e faça uma massagem no couro cabeludo a fim de obter uma maior penetração. Caso queira fazer uma hidratação, você pode misturá-lo à máscara e aplicar nos fios.
ATENÇÃO! ABANDONE A CHAPINHA!
SEU USO DIÁRIO NÃO É RECOMENDADO!
Chapinhas causam danos que lesionam a estrutura interna dos fios: o córtex. O excesso de calor pode modificar a forma da queratina presente nos fios, sendo que esta proteína é responsável pelas propriedades mecânicas do cabelo, como a elasticidade e a resistência dos fios capilares.
HIDRATAÇÃO!
FIOS MAIS BRILHANTES, RESISTENTES E SEDOSOS!
Diga adeus aos seus dias com o cabelo seco e sem brilho! A hidratação repõe a água perdida no couro cabeludo, tratando o fio e proporcionando melhor aparência.
Dicas de hidratação capilar para este verão
Veja algumas dicas fáceis de hidratação que você pode fazer em casa e até quando estiver viajando.
Dica # 1
- Escolha a máscara de hidratação correta para seu cabelo.
- Esteja com os cabelos limpos.
- Aplique a máscara nos cabelos úmidos.
- Aplique mecha por mecha.
- Desembarace o cabelo.
- Use a quantidade certa.
- Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.
- Enxágue em seguida.
Dica # 2
Opte por uma ampola
O mercado da beleza também conta com ampolas, que são tão eficientes quanto os cremes e fáceis de levar quando for viajar. Seu modo de uso é bem similar ao de alguns cremes de hidratação: basta usar xampu, condicionador e passar a ampola nos fios. Ela é tão prática que pode ser usada até mesmo durante o banho – é só esperar cinco minutinhos e já enxaguar.
Dica # 3
Se você optar por levar os produtos de casa, existem algumas formas de fazer isso sem ocupar um espaço precioso na bagagem. A dica é levar aqueles sachês de amostra grátis! Geralmente, eles ocupam praticamente zero espaço e são de dose única. Então é só levar a quantidade de sachês de acordo com os dias que estiver viajando para tratar seus cabelos.
Outra forma de levar os produtos economizando espaço, é usar embalagens próprias para viagem. Elas geralmente são vendidas em farmácias e não custam caro. Então, encha-as com os produtos, coloque-as em uma nécessaire e boa viagem!
Por isso tudo, é imprescindível que todos se conscientizem de que manter os cabelos bem cuidados e hidratados deve ser uma constante e não apenas quando chega o verão.
Veja mais detalhes sobre Capilia Longa e O2 Hair, clicando na imagem abaixo.