Tempo de leitura: 3 minutos
Candidíase é uma doença que só atinge as mulheres, certo? Errado! É uma doença sexualmente transmissível, certo? Errado também! Apesar de muito comum, poucas pessoas sabem o que é e como tratar Candidíase.
Para começar a esclarecer as suas dúvidas, é bom ressaltar que a doença também pode ocorrer em homens.
É verdade que a porcentagem de ocorrências em mulheres é bem maior. Cerca de três em quatro mulheres passam por esse desconforto, pelo menos uma vez nada vida. Entre os homens, as estatísticas caem para dois a cada 10 homens, em média.
O que é a candidíase?
A candidíase é uma infecção causada por fungos do gênero Candida. Que existem em pequenas quantidades no organismo, vivendo naturalmente em equilíbrio.
Porém, quando o organismo fica debilitado, principalmente por baixa imunidade, esses fungos se proliferam, causando desequilíbrio na flora genital. É quando isso acontece que os sintomas da candidíase se manifestam.
E você sabe por que ela se manifesta com mais frequência nas partes intimas, seja feminina ou masculina? Porque quanto mais quente e úmida for uma região, mais propícia ela é para a propagação do fungo.
Por isso que a candidíase também costuma aparecer com frequência na dobra de pele, boca e garganta. Ou seja, não se trata de uma doença sexualmente transmissível e sim causada por fungos.
Além da baixa imunidade, existem alguns casos que aumentam as chances de proliferação do fungo:
- Antibióticos
- Diabetes
- Menstruação
- Uso de anticoncepcionais
- HIV e outras doenças que deixam o sistema imunológico debilitado
- Gravidez
- Ingestão insuficiente de vitaminas e minerais, consequência de uma dieta pouco equilibrada
- Alto nível de estresse
- Gripes fortes
- Uso de drogas
- Uso inadequado de absorvente íntimo
Como tratar a candidíase?
Todo o tratamento para a candidíase é feito para aliviar os sintomas da doença. Pode durar até 15 dias e não causa dor, na maioria dos casos.
Uma das formas naturais de tratamento é o banho de assento com vinagre de maçã.
O vinagre possui pH igual ao da região intima, o que ajuda a regularizar o pH da região, diminuindo a proliferação do fungo. É recomendado usar quatro colheres de vinagre em 500 ml de água morna.
Da mesma forma, banho de assento de bicarbonato de sódio também é uma ótima opção. Já que o bicarbonato ajuda a alcalinizar a região intima, mantendo o pH em cerca de 7,5. Recomenda-se usar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em litro de água morna fervida.
O tratamento também pode ser feito com pomadas antifúngicas, como o creme de barbatimão e o óleo de melaleuca, Desenvolvido especialmente para a higiene pessoal e proteção da mucosa, a pomada tem:
- Efeito cicatrizante
- Cuida da saúde das partes íntimas
- Possui ação adstringente, antisséptica, anti-inflamatória
- Eficaz na prevenção e cuidados com a candidíase;
- Assegura defesa contra agressores externos
- Previne infecções sem causar irritação
Essas são ótimas dicas para tratar a candidíase, mas não excluem a necessidade de fazer um check-up anual e consultar o médico regularmente.
Veja mais detalhes sobre Creme vaginal, clicando na imagem abaixo.
Creme + 10 aplicadores