Tempo de leitura: 7 minutos
O verão apresenta aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. Usualmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites devido à maior incidência solar em um dos hemisférios.
Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo as conhecidas chuvas de verão. Apesar de serem curtas e rápidas, costumam ser intensas e acontecem, às vezes, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas dos rios, lagos e mares estão mais altos.
É justamente nessa estação que muitas pessoas correm contra o tempo para entrar em forma. Estar em “boa forma” não é apenas ter um corpo malhado. Ser saudável é entender que nosso corpo é nosso instrumento no mundo. O verão é o período que saímos da rotina alimentar e de exercícios, prejudicando o bom funcionamento do nosso corpo.
Com um estilo de vida mais saudável, alimentação balanceada e exercícios físicos, é possível alcançar bons resultados e encarar o verão na sua melhor forma: com muita autoestima e qualidade de vida!
Sendo assim, o período denominado pré-verão é indicado para preparar o nosso corpo para essa época do ano. Pode parecer estranho, mas qualquer mudança, por mínima que seja, em nossos hábitos diários, podem fazer a diferença. Confira!
Mantenha uma alimentação saudável
Opte por alimentos saudáveis. Seguir uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, só traz benefícios ao corpo e a mente.
Priorizar uma alimentação saudável é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Principalmente quando aliada a exercícios físicos que contribuem muito para a qualidade de vida.
Por serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, os alimentos que devem ser priorizados no verão são as frutas, verduras e legumes. Eles também são alimentos refrescantes e combinam ainda mais com a alta temperatura dessa estação.
Hidrate-se!
A hidratação é necessária para a saúde do organismo: corpo, cabelos e pele. Por isso, beba sempre bastante água. De preferência dois litros por dia.
A desidratação, principalmente no verão que é ainda mais propícia, pode atrapalhar o desempenho do seu corpo e afetar seu rendimento. Por isso, tente consumir mais água e esteja sempre com uma garrafinha de água por perto.
Mexa-se
Muitas pessoas não gostam de fazer exercícios físicos por acharem uma atividade monótona, no entanto, a atividade física não precisa ser feita apenas na academia. Você pode incluir hábitos saudáveis em sua rotina, como por exemplo, subir escadas ao invés de esperar o elevador, descer um ponto antes do seu e até sair para andar de bicicleta no seu tempo livre.
Escolha atividades que te tragam prazer
Se você não é adepto a academia, você pode investir em atividades que lhe tragam felicidade. Lembre-se da importância de escolher uma atividade que seja prazerosa para poder criar o hábito de se exercitar. Quando você faz algo que gosta, a atividade física deixa de ser um sacrifício e torna-se um prazer.
Use e abuse dos exercícios físicos
A prática regular de atividade física traz bem-estar físico e mental, além de contribuir para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios.
Proteção
Use filtro solar em dias ensolarados e nos nublados também, diariamente, no mínimo duas vezes ao dia. E caso esteja pegando uma praia ou tomando banho na piscina, sempre que sair da água aplique o produto.
Cremes Hidratantes
Hidrate áreas especificas do corpo com cremes para o rosto, as mãos e os pés. Os cremes faciais são ricos em antioxidante, substância que age na prevenção do surgimento das rugas.
Tratamentos Estéticos
Seja qual for a sua idade, se entregue ao prazer dos tratamentos estéticos.
- Celulite: a endermologia e a drenagem linfática estimulam o nosso sistema linfático e a circulação
- Flacidez: elimine a flacidez com a radiofrequência, que estimula o colágeno.
- Gordurinhas indesejadas: para eliminar gordura em curto prazo aposte nas sessões de criolipolise.
Projeto Verão 2023 – como curtir esta estação com saúde
Se você começar meses antes, seu projeto verão será bem mais tranquilo.
- Opte por fazer 5 refeições ao dia
Você não deve pular refeições, ou acabará comendo demais na refeição seguinte.
O certo é distribuir sua alimentação em pelo menos 5 refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e jantar e dois lanches entre elas. Comer uma quantidade menor e mais vezes durante o dia contribui para o bom funcionamento do organismo, sendo muito mais saudável do que comer demais de uma vez só.
- Beba muita água
Para o projeto verão, lembre-se de que a água ajuda a eliminar as toxinas do organismo, ajudando no combate à celulite. Muitas pessoas acabam confundido sede e fome, ingerindo alimentos sem necessidade.
- Drible a fome com verduras e legumes
Se estiver morrendo de fome, a dica é comer muitas verduras e legumes antes de partir para os alimentos mais calóricos. Faça um prato bem colorido, com muitas folhas verdes, tomate, cenoura, brócolis e outros vegetais de sua preferência, antes de consumir carboidratos e proteínas.
Esses alimentos, por serem ricos em fibras, “enchem” o seu estômago sem fornecer tantas calorias quanto os demais grupos alimentares. Além do que, essas fibras fazem com que a sensação de saciedade dure mais tempo.
- Alimente-se devidamente antes e depois de praticar exercícios
Sua alimentação antes e depois dos treinos é muito importante.
Cerca de 60 minutos antes do treino, procure consumir um lanche leve, como 1 copo de vitamina (200 ml de leite desnatado batido com 1 banana ou meio mamão-papaia, 2 colheres de aveia e 1 colher de sobremesa de mel) ou, então, 2 fatias de pão integral acompanhadas por frango desfiado ou 1 ovo mexido.
Depois dos exercícios, a alimentação deve ter como objetivo repor os nutrientes perdidos sem repor as calorias que você queimou. Uma sugestão de lanche é consumir 1 omelete de duas claras com 1 fatia de queijo branco.
- Prefira alimentos integrais
Um bom exemplo é o arroz integral, que contém fibras que ajudam na saciedade e no bom funcionamento do intestino, além de fornecer vitaminas do complexo B. Os grãos integrais ainda são uma fonte de cromo, um mineral que ajuda a metabolizar a glicose e favorece o desenvolvimento dos músculos.
- Escolha alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos promovem um aumento no gasto calórico do organismo durante o processo de digestão, contribuindo para a perda de peso e acelerando o metabolismo.
Alguns exemplos de termogênicos são o chá-verde, a pimenta-vermelha, a canela e o gengibre – ideais para quem vai se dedicar ao projeto verão desde já!
- Evite bebidas alcoólicas
É preciso ter em mente que o álcool não ajuda em nada o nosso projeto verão. Isso porque as bebidas alcóolicas são muito calóricas: cada grama de álcool oferece 7 kcal “vazias”, ou seja, elas só engordam, sem oferecer nenhum valor nutricional.
Além disso, o consumo excessivo de álcool sobrecarrega o fígado, prejudicando nosso metabolismo e o funcionamento geral do corpo.
Iniciar seu projeto verão agora certamente vai trazer resultados bem melhores quando os dias de calor finalmente chegarem!
Veja mais detalhes sobre COMBO PARA O VERÃO C, clicando na imagem abaixo.