Tempo de leitura: 3 minutos
Assim com sua pele e seu cabelo, suas unhas também precisam de cuidados especiais para que não fiquem ressecadas, fracas e suscetíveis à quebra. Por isso, ter um dia da semana para ir ao salão fazer as unhas é o sonho de muitas mulheres, não é mesmo? Mas, mesmo que você não tenha esse tempo, para ter mãos sempre bonitas, só vai precisar de algumas atenções especiais para cuidar das unhas.
As unhas devem ser sempre mantidas limpas e bem aparadas – o ideal é que o corte seja mantido no formato levemente oval ou reto, para evitar encravamento ou descamação. Pois, como qualquer outra parte do corpo, elas também podem apresentar problemas que afetam a sua saúde, por isso o cuidar das unhas é tão importante.
Um dos problemas mais comuns, a unha encravada ocorre quando uma das pontas “penetra” na pele ao seu redor durante o crescimento. Consequência de um corte errado da unha ou do uso de sapatos apertados, nem todos sabem como cuidar de unhas encravadas. Em geral, costuma ser tratada com antibióticos, anti-inflamatórios e, em casos extremos, cirurgia. E, para prevenir, recomenda-se evitar sapatos apertados, arredondar a borda das unhas ao aparar e evitar cortar em excesso.
Conheça outras doenças de unhas e seus cuidados:
- Infecção bacteriana (mais conhecida como unheiro) – este problema é comumente causado por instrumentos de manicure não esterilizados ou pelo uso de produtos de limpeza, como desinfetante e água sanitária. Os sintomas são inchaço, vermelhidão, dor ao toque e deformação da unha. Para tratamento, consulte um dermatologista para que ele possa receitar o antibiótico mais indicado para a situação.
- Manchas de sangue – esta incidência não pede tratamento especifico e tende a sumir com o tempo. Surgem com o uso de alguns remédios ou após pequenos traumas, que rompem vasinhos localizados embaixo da unha.
- Unhas fracas, quebradiças ou descoladas – as causas nesse caso são diversas, entre elas anemia, diabetes, uso exagerado de esmaltes e fortalecedores de unha com formol e o atrito constante (como ao digitar no computador, por exemplo). Hidratantes com ureia e silicone ajudam no tratamento.
- Fungos e micoses – são mais comuns nos pés e podem ser transmitidos em piscinas e praias ou por instrumentos de manicure não esterilizados. Como sintomas comuns, as unhas perdem o brilho, ficam grossas e acabam se soltando. Nesses casos, o tratamento é demorado e deve ser recomendado exclusivamente por um dermatologista.
Então, para cuidar das unhas e deixá-las bem saudável, invista na hidratação das cutículas. Quanto mais hidratadas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com pontinhas soltas. Espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas.
Além disso, para manter suas unhas fortalecidas, é importante utilizar um óleo fortalecedor e manter uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros).
Por ultimo, mas não menos importante, evite levar as mãos à boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas.
Conheça o produto Pantocare Plus 90 Cápsulas, clicando na imagem abaixo.
Pantocare Plus 90 Cápsulas
[…] Cuidar das unhas e das mãos já é algo que exige esforço. Mantê-las fortes e bonitas pode ser ainda mais complicado quando não ingerimos a quantidade de vitaminas que nosso corpo precisa. Como já dissemos várias vezes aqui, tudo que você ingere, todos os seus hábitos, refletem diretamente no seu corpo. Até mesmo nas unhas. […]