Tempo de leitura: 3 minutos
Muita gente ainda tem vergonha de falar sobre o assunto, mas o problema está aí, é algo natural do nosso corpo e as inflamações podem ocorrer em qualquer pessoa. Por isso, vamos deixar isso de lado e falar sobre a dor da hemorroida externa, entender sobre o que se trata essa doença e qual a melhor forma para tratá-la.
Para começar, hemorroidas são estruturas vasculares que todo mundo tem. Elas estão presentes no canal anal e ajudam a controlar a passagem das fezes. Entretanto tornam-se uma doença quando se dilatam e ficam inchadas devido a um processo de inflamação.
As causas podem ser variadas, mas as razões mais comuns são: prisão de ventre ocasionada por má alimentação, baixa ingestão de liquido, gravidez, obesidade, pré-disposição genética, vida sedentária, prática recorrente de sexo anal e falta de tratamento de diarreia crônica.
Quando a hemorroida é externa, esse inchaço é mais facilmente observado já que a veia fica exposta para fora do ânus e você mesmo consegue identificar o problema sem muita dificuldade.
Dor hemorroida Externa
Sim, dói bastante, não tem como dizer que não. E a dor é aumenta conforme o tamanho e o número de vasos dilatados e infeccionados. Os sintomas da hemorroida externa podem incluir:
- Dor na região anal que piora ao evacuar e/ao sentar;
- Coceira na região do ânus;
- Palpação de um ou mais nódulos ou papos na região anal;
- Presença de sangue após evacuar ou ao limpar a região do ânus.
Ao desconfiar do problema com hemorroidas externas, marque uma consulta com um médico proctologista para ele possa avaliar se existem hemorroidas internas associadas e indicar a melhor forma de tratamento.
E é importante ficar atento aos seguintes sintomas:
- Sangue nas fezes e/ou no papel higiênico após a defecação;
- Dificuldade na defecação, exigindo grande esforço para a completa eliminação das fezes;
- Dor no ânus quando as fezes são eliminadas
- Dor no ânus ao realizar atividades simples como sentar ou realizar exercícios físicos;
- Saliência no ânus em forma de fissura ou nódulo dolorido;
- Coceira na região anal;
- Líquido esbranquiçado no ânus.
Tratamento para Hemorroida
Em alguns casos as hemorroidas externas somem sozinhas, mas é indicado usar uma pomada indicada pelo médico ou farmacêutico, como a Thuya homeopática em tintura, muito utilizada para tratar casos de hemorroidas e auxiliar no tratamento de verrugas.
Também é recomendado beber mais água, comer mais fibras e fazer banhos de assento para aliviar a dor da hemorroida externa. E durante o tratamento, é importante ter alguns cuidados especiais, como:
- Evitar usar o papel higiênico;
- Lavar a região anal com água e sabão após as evacuações;
- Não levantar pesos;
- Evitar fazer muito esforço para evacuar;
- Se necessário, utilizar uma almofada em forma de aro com uma abertura no centro para sentar.
Conheça o produto Thuya em Tintura, clicando na imagem abaixo.