Tempo de leitura: 2 minutos
Da série ‘aminoácidos importantes para o organismo’, a cisteína é o principal componente da queratina do cabelo e, dessa forma, importante para manter a saúde dos fios e o crescimento do cabelo. Por isso, quem deseja ter um cabelo grande e sedoso deve aumentar o consumo de alimentos ricos nesse aminoácido para garantir mais cisteína no cabelo. O resulta vai ser cabelos hidratados, nutridos e com brilho intenso!
De uma maneira geral, os aminoácidos são blocos de construção de proteínas que se juntam a outros nutrientes para exercer alguma função especifica no organismo. No caso da cisteína, ela se liga a outras proteínas para formar os fios de cabelo e por isso tem papel importante no crescimento e na saúde dos fios.
A cisteína no cabelo traz os seguintes benefícios:
- Redução de volume
- Brilho mais intenso
- Reestruturação e fortalecimento dos fios
- Alinhamento uniforme das cutículas
- Crescimento do cabelo
É possível obter a cisteína através de sua dieta, ao consumir alimentos que são fontes desse aminoácido como: carnes e aves, leite, iogurte e queijo, grãos e vegetais, couve de Bruxelas e brócolis e cebola. Além de alimentação, também existem condicionadores e máscaras com esse aminoácido na fórmula, para passar cisteína no cabelo e fortalecer o fio.
Ou você pode preferir ingerir a cisteína de forma sintética, em comprimidos, por exemplo. Nesse caso, ao ser ingerido, o aminoácido é liberado na corrente sanguínea e absorvido pelo couro cabeludo, sendo passada através da haste capilar.
Depois que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso do formal, as indústrias de cosméticos (as mais sérias, claro) criaram fórmulas novas para as escovas progressivas, sem formol e com produtos que não agridem a saúde dos clientes e dos profissionais. Os nomes são escovas são vários (Marroquina, Defrisagem Gradativa ou Sistema Térmico Redutor de Volume), mas o principal componente na fórmula de todas elas é a cisteína.