Tempo de leitura: 2 minutos
Você já ouviu falar em carvão vegetal para uso medicinal? Se você nunca viu nada a respeito disso, saiba que está perdendo importantes benefícios para a sua saúde. Isso mesmo, o carvão vegetal pode ter muitos benefícios para no tratamento de inúmeros problemas de saúde e algumas enfermidades. Então, saiba mais sobre o carvão vegetal a seguir.
O carvão vegetal ativado (carbo activatus), como é mais conhecido, é um remédio de uso oral que faz parte do leque de ofertas de remédios naturais encontrados em lojas de fitoterápicos. É preparado a partir da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, das partes lenhosas de angiospermas não resinosas.
É indicado como alternativa no tratamento de alguns distúrbios na saúde, pois age como uma esponja no organismo, absorvendo todas as enzimas que fazem algum mal ao corpo humano e garantindo o seu bem-estar.
Indicações para o uso do carvão vegetal ativado
Já sabemos que esse é um medicamento indicado para ajudar no tratamento de algumas enfermidades, promovendo o bem estar. Mas o carvão vegetal para que serve exatamente? Veja a seguir alguns benefícios para a saúde:
- Pode ser eficiente contra alguns tipos de intoxicações.
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim LDL no sangue
- Minimiza os gases intestinais (flatulência)
- Ajuda a reduzir o fluxo biliar, ou colestase, em mulheres grávidas
- Combate a dor abdominal
- Previne a ressaca (e, por isso, que é componente de alguns medicamentos indicados para a ressaca alcoólica)
As desvantagens no consumo do carvão vegetal ativado
Quando usado em curto prazo, o consumo do carvão vegetal ativado é seguro para os adultos. Entretanto, seu uso pode provocar alguns efeitos colaterais que incluem a constipação e fezes escuras, com cheiro mais forte.
Embora menos recorrentes, há também registros de efeitos colaterais mais graves, como refluxo no pulmão, diminuição do trato intestinal e desidratação do organismo.
É contraindicado para crianças com menos de 18 anos, pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, obstrução intestinal, problemas gastrointestinais. E na gravidez, o carvão vegetal ativado só deve ser feito sob orientação médica.