Tempo de leitura: 3 minutos
Menos famosa e popular que as vitaminas C e D, a vitamina P é um conjunto de bioflavonóides, com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes e que podem prevenir doenças.
Mesmo sem saber, com certeza você já ingeriu flavonóides na alimentação, mas você sabe o que eles são? E qual a importância deles para o bom funcionamento do seu organismo?
Os flavonóides são componentes considerados bioativos. Isso quer dizer que possuem ação direta em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, atuam como pigmentos coloridos, desempenhando funções variadas, entre elas a proteção contra os raios ultravioletas.
Eles fazem parte da classe de compostos fenólicos de origem natural e carregam propriedades farmacológicas que atuam no organismo humano levando benefícios para a saúde. Como, por exemplo, a prevenção de coágulos sanguíneos, pois ajuda a fortalecer e aumenta a flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Entretanto, não são produzidos pelo corpo. Uma das formas de obter esses componentes de forma natural é através da dieta saudável.
Flavonóides são encontrados na alimentação
A origem da vitamina P é natural, entretanto ela não é produzida pelo organismo. O que ocorre é a produção dos compostos flavonóides a partir do metabolismo dos vegetais.
Ou seja, a partir da ingestão de alguns alimentos ricos nesse nutriente, como verduras, frutas e cereais, o corpo consegue metabolizar a sua produção.
Veja alguns dos alimentos ricos em flavonoides:
- Alimentos processados;
- Bebidas como vinho e chás verde e preto;
- Cereais e sementes, como soja, nozes e linhaça;
- Especiarias, como tomilho e erva-doce;
- Frutas, principalmente as de cor vermelha (uva, framboesa, morango, romã, maçã, blueberry, morango, entre outras);
- Legumes;
- Cebola e alho;
- Vegetais, como espinafre, couve e brócolis;
- Outros alimentos, como mel, café e cacau.
Substâncias aliadas à manutenção da saúde
Associados a uma rotina de hábitos saudáveis, os bioflavonoides oferecem alguns benefícios à saúde:
- auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, diabetes, artrite, catarata e câncer;
- contribuem para a absorção de vitamina c, fortalecendo o sistema imunológico;
- ajudam a melhorar o sistema circulatório, regular as taxas de colesterol e pressão arterial;
- colaboram na prevenção do envelhecimento precoce;
- cooperam com o controle do apetite e protegem o fígado.
- pesquisas mostram ação inibitória de alguns bioflavonóides contra uma protease do vírus HIV;
Apesar de ser muito importante para a preservação e manutenção da saúde, a vitamina P não é muito famosa por uma razão bem simples. Comparado com outros nutrientes essenciais na alimentação saudável, os flavonóides não são se apresentam indispensáveis. Isso porque suas funções e benefícios podem ser desempenhados por outras substâncias naturais.
É claro que, com tantas propriedades boas para o organismo, se possível, é recomendado incluir os alimentos ricos em flavonóides na alimentação.
Não há nenhuma evidência científica que indique a quantidade de bioflavonóides que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas sempre que possível, acrescente esses alimentos na sua dieta.
Você já conhecia os compostos da vitamina P? Sabia sobre o papel deles no bom funcionamento do organismo?
Veja mais detalhes sobre Bioflavonóides, clicando na imagem abaixo.