Tempo de leitura: 2 minutos
Se tem uma coisa que pode atrapalhar o dia a dia, é a barba encravada. Inclusive, alguns homens tendem a não fazer a barba para evitar esse incomodo desnecessário. Porém, trouxemos aqui hoje algumas dicas para ajudar quem sofre desta dificuldade.
Os pelos encravados na verdade são foliculites. São inflamações que acontecem quando o pelo está crescendo e se curva, entrando novamente na pele, gerando aquela coceira, dor e aspecto de espinha. As foliculites geralmente são ocasionadas por uma limpeza prévia precária antes de fazer a barba ou mau jeito na hora da barbeação. Ou às vezes, encontramos casos de quem realmente possui a pele sensível, e precisa dobrar os cuidados na hora de barbear os pelos.
Barba encravada: O que fazer?
Prevenção às vezes é o melhor remédio. Uma dica básica é a assepsia antes de raspar os pelos. Usar um sabonete neutro sem perfumes pode evitar bastante a irritação. Usar água quente ou morna, de preferência, para lavar o rosto é bom também, pois ajuda a abrir os poros e facilitar a saída do pelo. E o uso da lâmina deve ser feito de forma suave, usando a espuma de barbear para que o aparelho deslise com maior facilidade evitando irritações, seguindo o sentido de crescimento do pelo. O pós-barba também é bem-vindo, pois possui componentes que ajudam a suavizar a pele após o desgaste provocado pela lâmina.
Se a sua barba já está inflamada, a esfoliação é uma boa opção. Nem pense em espremer. Além de piorar o aspecto e o grau de inflamação, o risco de manchas no rosto é muito grande. Algumas misturinhas caseiras podem ser bem úteis:
Receita 1:
- 1 colher de mel
- 2 colheres de açúcar
Misture os ingredientes e aplique em seguida no rosto, de forma leve e em movimentos circulares. O açúcar vai ajudar a retirar as peles mortas e a oleosidade, enquanto o mel vai hidratar a sua pele.
Receita 2
- 1 colher de sopa de fubá ou aveia
- 1 colher de leite de soja
Misture os ingredientes e aplique no rosto, de forma leve e em movimentos circulares. O leite vai suavizar a pele enquanto o fubá ajudará a tirar as células mortas e diminuir a inflamação.
É importante ressaltar que, caso a barba inflamada esteja em um estágio bastante avançado, procurar ajuda de um profissional de saúde é fundamental para evitar manchas no rosto ou até algum problema mais sério.