Tempo de leitura: 2 minutos
Durante as 24 horas de um dia, experimentamos uma série de sentimentos, dentre positivos e negativos: amor, alegria, calma, ciúme, coragem, covardia, desânimo, dor e muitos outros. Enquanto alguns deles nos trazem paz interior e momentos de felicidade, os sentimentos ruins, quando persistentes, precisam de tratamento.
Uma vida saudável exige que estas sensações sejam apreendidas e controladas, diariamente, para que não afetem o convívio e as relações interpessoais – as quais podem prejudicar fortemente a vida profissional e emocional, desencadeando, inclusive, uma depressão.
Mais que isso, os sentimentos negativos são altamente capazes de colocar em risco a saúde física e mental de cada um de nós.
Como os vários tipos de sentimentos ruins podem comprometer nossa saúde?
Essas sensações maléficas estão ligadas a disfunções no sistema límbico, o qual é “comandado” por um aglomerado de estruturas cerebrais. Esses desequilíbrios podem resultar em um quadro negativo de saúde.
A produção de hormônios maléficos pode gerar problemas, como:
- Complicações nos rins;
- Hipertensão;
- Tensão muscular;
- Redução dos níveis de libido;
- Gastrite e úlcera;
- Disfunção erétil;
Como lidar com os sentimentos ruins?
Eles surgem sem motivo aparente. Pensamentos negativos recorrentes, porém, podem e devem ser controlados. Identificar sua existência é o primeiro passo.
Para tentar diminuir sua frequência, você pode investir em atividades como contato com a natureza, ioga ou música. Possuir uma espiritualidade forte e bem desenvolvida também é um importante elemento.
De fato, o modo como encaramos a vida, as circunstâncias e a forma como nos vemos, exercem influência em nossos pensamentos e sentimentos – bons ou ruins.
Uma importante dica é reorientar os pensamentos que dominam você, sejam eles positivos ou negativos, segundo a pessoa que você visa ser, o que pretende alcançar, seus objetivos, valores e desejos.
Passe a levar a vida de acordo com esses parâmetros, e dê menos importância à voz do que você sente ou pensa. Estes pensamentos e sentimentos ruins podem ser irreais, palavras e incógnitas que circundam a sua cabeça. Se eles não lhe fazem bem, não os leve com você.
Sim, você tem o poder de não agir conforme seus pensamentos e sensações!