Tempo de leitura: 3 minutos
“Mãe, posso substituir as frutas por frutas em calda, afinal, elas são mais saborosas, não é?”, diz o seu pequeno. Pode mesmo dar a entender que consumir produtos como esse, em caso exemplar, seja bom, mas nem sempre eles são a melhor alternativa: são alimentos que parecem saudáveis, porém, são muito industrializados e não devem ser ingeridos com frequência.
A grande questão é que eles não só inibem o emagrecimento, mas podem ser fontes de doenças ligadas à alimentação, causando diabetes, aumento dos níveis de colesterol ou até mesmo provocando doenças cardíacas, por exemplo.
Dentre os nomes de alimentos não saudáveis, nota-se que os refrigerantes, mesmo em suas versões diet ou light, possuem um alto volume de sódio, assim como muitos produtos desta natureza.
Chega de conversa! Conheça 10 alimentos que parecem saudáveis – isso mesmo, “parecem”, mas que não passam perto de ser uma unanimidade para médicos e especialistas.
1) Gelatina
Tudo bem, ela poderia figurar nas listas de alimentos saudáveis e não saudáveis, uma vez que possui (pouco) colágeno, porém, seus açucares, corantes, acidulantes, dentre outros, não valem o consumo do alimento. É bom não exagerar!
2) Sopas Prontas
Sódio, sódio e mais sódio, além de escassos nutrientes. Prefira fazer aquela sopinha caseira, com bastante legumes, ok?
3) Água com sabor
Elas seriam ainda mais gostosas, caso fossem naturais, como a que você pode preparar em casa com berinjela ou limão, por exemplo. Por sua vez, as receitas de águas “saborizadas” contêm aromatizantes industrializados e, com eles, uma boa dose de sódio.
4) Azeitonas
Deliciosa? Querida por muitos? Sem sombra de dúvidas. Saudável? Em partes, sim, já que possibilita a redução dos níveis de LDL (colesterol ruim). Por outro lado, seu processo de conservação leva muito sódio, ou seja, coloque-a na lista de alimentos que parecem saudáveis!
5) O famoso “japonês”
É uma delícia sair acompanhado com a família ou amigos para um “japa”, não é? Entretanto, o molho shoyu é reconhecido por conter muito sódio, enquanto o arroz pode receber uma boa dose de açúcar. Ahh, o salmão também é um peixe dito gorduroso.
6) Açaí
Energético em potencial, ele é calórico e, geralmente, vem acompanhado de leite em pó, paçoca, leite condensado, banana e muitos outros. Vale a pena medir seu consumo, certo?
7) Iogurtes
Bebidas lácteas: é o que são os iogurtes que a maioria de nós consome no dia a dia. Seu alto teor de corantes e açucares – além de poucos nutrientes – não são boas pedidas, concorda? A melhor escolha seria por iogurtes naturais.
8) Isotônicos
Eles são os queridinhos dos praticantes de esportes, uma vez que atuam como repositores. Porém, são muito utilizados, por exemplo, por aqueles que acordam de “ressaca”. Neste caso, veja bem: apesar de suas 32 calorias, a bebida possui, em média, 18 miligramas de sódio. Atenção redobrada!
9) Temperos industrializados
Assim como os isotônicos, esses produtos são dotados de muito sódio, além de “realçadores” que podem desencadear alterações na forma como você sente o sabor dos alimentos. Que tal optar pelo bom e velho alho para temperar seus pratos?
10) Frutas em calda
O açúcar toma seu lugar quando falamos em alimentos que parecem saudáveis. Simultaneamente, as frutas perdem seus nutrientes e fibras, uma vez que são processadas. Como já disse, prefira frutas frescas.
Gostou de nosso artigo de hoje? Comente e compartilhe em suas redes sociais. Volte sempre!