Tempo de leitura: 2 minutos
De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – Fenacelbra, estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam intolerantes ao glúten, apesar de um número de diagnósticos ainda não desenvolvido. Embora haja muitos mitos a respeito da proteína, é preciso saber se ela é tão “vilã” como afirmado por muitos.
O glúten faz mal à saúde?
Na verdade, não há nenhuma comprovação de que ele seja prejudicial a cada um de nós, a não ser que sejamos portadores da intolerância, também conhecida como Doença Celíaca.
Tal disfunção ocorre pois seus portadores não possuem a enzima transglutaminase, a qual permitiria a “quebra” da proteína. Partes dela, como as proteínas denominadas glutelina e prolamina, combinam-se ao amido e dão a elasticidade que as massas precisam para crescer.
Ela limita a absorção de nutrientes presentes nos alimentos, inclusive nos que listaremos mais abaixo.
Ainda assim, pessoas saudáveis não sofrem por consumirem glúten, seja com a perda de nutrientes ou com a inflamação das vilosidades durante o processo digestivo. Outros sintomas da doença celíaca são:
- Anemia;
- Fezes diarreicas com a perda de gorduras;
- Infertilidade (pode causá-la);
- Inchaço no corpo/pernas;
- Unhas fracas;
- Perda de peso e desnutrição;
- Perda dos pelos, dentre outros.
Quais são os alimentos com glúten?
A lista de alimentos que contêm a proteína pode ser bem extensa, uma vez que esta é a principal proteína da aveia, centeio, malte ou trigo, porém, muitas alternativas já existem para os celíacos no Brasil (a farinha sem glúten vem ganhando seu espaço, em caso exemplar).
Dentre a lista abaixo, atenção aos rótulos, no caso dos produtos industrializados, e ao consumo dos demais. Quais alimentos evitar? Leia:
- Achocolatado;
- Biscoitos;
- Bolachas;
- Bolos;
- Carnes empanadas;
- Cervejas (malte);
- Condimentos (catchup, maionese e mostarda podem conter glúten);
- Cones de sorvetes;
- Pães (francês, centeio, etc.);
- Panquecas;
- Pizzas;
- Macarrão;
- Sorvete;
- Trigo (farelo, farinha, germe e semolina);
- Vodka;
- Whiskym etc.