Ácido alfalipóico – conheça este suplemento antioxidante

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que nós temos uma substância bem interessante dentro de nossas células? Sabe qual é ela? É o Ácido AlfaLipóico ou ALA.

Imagina um ácido com bastantes funções. Agora imagina que esta substância é produzida dentro da célula! In natura.

O que é ácido Alfalipóico

O ácido alfalipóico é um composto orgânico presente em todas as células. É uma coenzima antioxidante muito eficaz, por possuir propriedades antioxidantes potentes e de amplo espectro, sendo, portanto, um inibidor significativo de radicais livres.

Radicais livres são os maiores vilões do envelhecimento precoce, pois danificam os componentes das células. Surgem de processos como respiração e digestão, acentuados por fatores externos como luz solar, fumaça e poluição atmosférica.

O ácido alfalipóico é solúvel não apenas em água, como também gordura que o faz funcionar em todas as células do corpo.

Existem vários benefícios no consumo de suplemento do ALA, pois protege a pele, tornando a mais brilhante, tonificada e lisa.

Entretanto, a parte triste disso é que ele é produzido em pequenas quantidades no corpo e também é encontrado em poucas quantidades em outros alimentos como: carne vermelha, brócolis, tomates, etc.

Agora que sabemos para que serve o ácido alfalipóico dentro de nossas células, vamos ver os benefícios que o suplemento controlado pode trazer.

Para que serve o ácido alfalipóico

Existem vários benefícios, muitos ainda precisando de mais pesquisas para comprovação, do uso suplementar do ácido alfalipóico. Vamos listar alguns desses benefícios a seguir.

  • É antioxidante

Ele neutraliza radicais livres, diminui danos de oxidação e aumenta a produção de glutationa (molécula formada por três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico).

É capaz de limpar uma ampla quantidade de causadores de oxidação como: hidroxila, superóxido, oxigênio singlet e óxido nítrico.

Como prolonga o efeito das vitaminas C e E, que são antioxidantes, atuam em sinergia com ALA reparando-se mutuamente.

  • Pode ajudar contra o Alzheimer

O efeito antioxidante do ácido alfalipóico pode ter a capacidade de diminuir o progresso de doenças relacionadas à perda de memória.

O ALA protege as mitocôndrias dos danos causados pelos radicais livres dentro do cérebro. O Ácido lipóico é uma das poucas moléculas que consegue penetrar a hematoencefálica (cabeça) e protegê-lo. Sem ela, as mitocôndrias enfraquecem com o tempo e seu cérebro começa a rodar com pouca energia, diminuindo sua capacidade de funcionamento.

O ácido alfalipóico, pode, surpreendentemente, prevenir e reverter danos cerebrais. Ele elimina os depósitos de ferro dentro do cérebro.

Quando envelhecemos, o ferro se acumula nos neurônios e acelera os danos oxidativos, eventualmente causando declínio cognitivo e demência.

No entanto, ainda se necessita de mais estudos científicos para melhores conclusões.

  • Diabetes

Embora existam poucos estudos sobre isso, existem algumas evidências de que o ALA tem bons benefícios para pessoas com diabetes tipo 2.

  • Reduz o risco de problemas cardíacos

As propriedades antioxidantes do ácido alfalipóico, podem, também, diminuir riscos de doenças cardíacas.

Pesquisas mostram que pode também melhorar os problemas causados pela disfunção endotelial, que é uma condição na qual os vasos sanguíneos não conseguem dilatar apropriadamente, assim, aumentando risco de ataques do coração e derrames.

Alguns estudos ainda mostram que o uso de suplementos de ALA diminui níveis de colesterol “ruim” em adultos com doenças metabólicas. 

  • Pode proteger a pele

Ao aplicar creme contendo ácido alfalipóico sobre a pele, há redução de rugas sem efeitos colaterais.

Quando aplicado sobre a pele, ele se incorpora dentro das camadas internas e oferece antioxidantes que protegem o tecido contra raios ultravioletas. Além de aumentar os níveis de outros antioxidantes, como vitamina C e glutationa, que ajudam a proteger a pele contra danos e talvez reduzam os sinais de envelhecimento. 

  • Auxilia no treinamento físico

O ácido alfalipóico aumenta a capacidade do tecido muscular para guardar glicogênio (glicose) e usá-lo como fonte de energia.

Essa capacidade de melhor aproveitamento de glicose pelos músculos gera maior produção de ATP (energia) e menos fadiga durante o treino. Por isso, vem sendo bastante usada no pré-treino por maratonistas. Isso mostra que aumentando a quantidade de glicogênio nos músculos, também facilita o transporte de nutrientes necessários para nutrir o crescimento muscular.

De acordo com algumas pesquisas, fisiculturistas que usam suplementos de ALA podem diminuir o risco de perda óssea inibindo a formação de osteoclastogenic ROS.

  • Beneficia os fumantes 

Isso acontece porque, de acordo com testes, o Ácido alfalipóico protege as proteínas, nos quais observou-se a tiolação do ácido dihidrolipóico, enquanto o Ácido alfalipóico bloqueia a glicação da albumina incubada em altas doses de glicose, provavelmente por ligação aos sítios hidrofóbicos.

  • Ajuda no trato da cirrose hepática

Apresenta resultados satisfatórios em pacientes com cirrose hepática induzida pelo álcool e também na prevenção da formação de cristais de oxalato de cálcio nos rins.

Veja mais detalhes sobre Ácido Alfalipóico, clicando na imagem abaixo.

ácido alfalipóico300 mg – 60 cápsulas
Se você está em busca de um suplemento antioxidante, que ajuda de forma eficaz no combate dos radicais livres o Ácido Alfalipóico é o mais indicado!

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments