Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabia que nós temos uma substância bem interessante dentro de nossas células? Sabe qual é ela? É o Ácido AlfaLipóico ou ALA.
Imagina um ácido com bastantes funções. Agora imagina que esta substância é produzida dentro da célula! In natura.
O que é ácido Alfalipóico
O ácido alfalipóico é um composto orgânico presente em todas as células. É uma coenzima antioxidante muito eficaz, por possuir propriedades antioxidantes potentes e de amplo espectro, sendo, portanto, um inibidor significativo de radicais livres.
Radicais livres são os maiores vilões do envelhecimento precoce, pois danificam os componentes das células. Surgem de processos como respiração e digestão, acentuados por fatores externos como luz solar, fumaça e poluição atmosférica.
O ácido alfalipóico é solúvel não apenas em água, como também gordura que o faz funcionar em todas as células do corpo.
Existem vários benefícios no consumo de suplemento do ALA, pois protege a pele, tornando a mais brilhante, tonificada e lisa.
Entretanto, a parte triste disso é que ele é produzido em pequenas quantidades no corpo e também é encontrado em poucas quantidades em outros alimentos como: carne vermelha, brócolis, tomates, etc.
Agora que sabemos para que serve o ácido alfalipóico dentro de nossas células, vamos ver os benefícios que o suplemento controlado pode trazer.
Para que serve o ácido alfalipóico
Existem vários benefícios, muitos ainda precisando de mais pesquisas para comprovação, do uso suplementar do ácido alfalipóico. Vamos listar alguns desses benefícios a seguir.
- É antioxidante
Ele neutraliza radicais livres, diminui danos de oxidação e aumenta a produção de glutationa (molécula formada por três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico).
É capaz de limpar uma ampla quantidade de causadores de oxidação como: hidroxila, superóxido, oxigênio singlet e óxido nítrico.
Como prolonga o efeito das vitaminas C e E, que são antioxidantes, atuam em sinergia com ALA reparando-se mutuamente.
- Pode ajudar contra o Alzheimer
O efeito antioxidante do ácido alfalipóico pode ter a capacidade de diminuir o progresso de doenças relacionadas à perda de memória.
O ALA protege as mitocôndrias dos danos causados pelos radicais livres dentro do cérebro. O Ácido lipóico é uma das poucas moléculas que consegue penetrar a hematoencefálica (cabeça) e protegê-lo. Sem ela, as mitocôndrias enfraquecem com o tempo e seu cérebro começa a rodar com pouca energia, diminuindo sua capacidade de funcionamento.
O ácido alfalipóico, pode, surpreendentemente, prevenir e reverter danos cerebrais. Ele elimina os depósitos de ferro dentro do cérebro.
Quando envelhecemos, o ferro se acumula nos neurônios e acelera os danos oxidativos, eventualmente causando declínio cognitivo e demência.
No entanto, ainda se necessita de mais estudos científicos para melhores conclusões.
- Diabetes
Embora existam poucos estudos sobre isso, existem algumas evidências de que o ALA tem bons benefícios para pessoas com diabetes tipo 2.
- Reduz o risco de problemas cardíacos
As propriedades antioxidantes do ácido alfalipóico, podem, também, diminuir riscos de doenças cardíacas.
Pesquisas mostram que pode também melhorar os problemas causados pela disfunção endotelial, que é uma condição na qual os vasos sanguíneos não conseguem dilatar apropriadamente, assim, aumentando risco de ataques do coração e derrames.
Alguns estudos ainda mostram que o uso de suplementos de ALA diminui níveis de colesterol “ruim” em adultos com doenças metabólicas.
- Pode proteger a pele
Ao aplicar creme contendo ácido alfalipóico sobre a pele, há redução de rugas sem efeitos colaterais.
Quando aplicado sobre a pele, ele se incorpora dentro das camadas internas e oferece antioxidantes que protegem o tecido contra raios ultravioletas. Além de aumentar os níveis de outros antioxidantes, como vitamina C e glutationa, que ajudam a proteger a pele contra danos e talvez reduzam os sinais de envelhecimento.
- Auxilia no treinamento físico
O ácido alfalipóico aumenta a capacidade do tecido muscular para guardar glicogênio (glicose) e usá-lo como fonte de energia.
Essa capacidade de melhor aproveitamento de glicose pelos músculos gera maior produção de ATP (energia) e menos fadiga durante o treino. Por isso, vem sendo bastante usada no pré-treino por maratonistas. Isso mostra que aumentando a quantidade de glicogênio nos músculos, também facilita o transporte de nutrientes necessários para nutrir o crescimento muscular.
De acordo com algumas pesquisas, fisiculturistas que usam suplementos de ALA podem diminuir o risco de perda óssea inibindo a formação de osteoclastogenic ROS.
- Beneficia os fumantes
Isso acontece porque, de acordo com testes, o Ácido alfalipóico protege as proteínas, nos quais observou-se a tiolação do ácido dihidrolipóico, enquanto o Ácido alfalipóico bloqueia a glicação da albumina incubada em altas doses de glicose, provavelmente por ligação aos sítios hidrofóbicos.
- Ajuda no trato da cirrose hepática
Apresenta resultados satisfatórios em pacientes com cirrose hepática induzida pelo álcool e também na prevenção da formação de cristais de oxalato de cálcio nos rins.
Veja mais detalhes sobre Ácido Alfalipóico, clicando na imagem abaixo.