Tempo de leitura: 2 minutos
Dores de cabeça, febre alta e moleza no corpo. Sim, esses sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe normal, muito comum nessa época do ano. Mas é preciso ficar atento aos outros pequenos sinais que o corpo pode nos dar (como manchas na pele e dor nas articulações) pois, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a dengue ainda anda sendo muito notificada em todo o país.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em locais de água parada acumulada. O mosquito da dengue também é conhecido como “pernilongo rajado” porque tem listras brancas e pretas ao logo do corpo. Suas patas compridas e finas também o denunciam e o tornam facilmente identificáveis.
A dengue clássica tem sintomas com início súbito, porém mais brandos que podem ser confundidos com uma simples gripe. Os sintomas dengue podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.
Já os sintomas da dengue hemorrágica só começam a aparecer quando a febre começa a ceder. Eles podem ser identificados como: dor abdominal, sintomas de queda de pressão (como suores frios, tontura, desmaios e pele fria), sangramentos (nasais, gengivais, urinários, gastrointestinais ou uterinos) e escurecimento das fezes.
O combate a dengue implica, necessariamente, na eliminação dos transmissores, ou seja, acabar com os locais onde a fêmea põe os ovos. Recomenda-se colocar terra no prato dos vasos das plantas, limpar as calhas para evitar acúmulo de água, não deixar objetos que possam armazenar água expostos à chuva, colocar o lixo em sacos ou recipientes fechados e tampar caixas d’água.
Como medidas de proteção individual o combate a dengue deve incluir o uso de repelente para mosquito da dengue em áreas externas do corpo, o emprego de telas e mosquiteiros e a utilização vaporizadores elétricos, principalmente durante o dia, nos horários em que os mosquitos mais picam.
Ainda não existem medicamentos específicos para o tratamento da dengue, mas para amenizar os sintomas é muito importante promover a hidratação e usar medicamentos que possam controlar a febre.
Para o tratamento da dengue é possível, também, usar a Arnica 5CH, um ótimo antiinflamatório natural, ou o Composto para Tratamento dos Sintomas da Dengue, produto desenvolvido pela Equipe da Farmácia Eficácia com uma fórmula especial homeopática que ajuda na prevenção e no tratamento dos sintomas da dengue.