Tempo de leitura: 3 minutos
Transpirar ajuda a manter a temperatura ideal para o nosso corpo. Todo mundo transpira, principalmente, em dias muito quentes, após fazer atividade física ou durante uma situação de estresse quando a pessoa fica extremamente nervosa, com raiva, envergonhada e até mesmo com medo. Porém, a hiperidrose ou suor excessivo pode ocorrer em outros momentos. As pessoas com sudorese excessiva têm as glândulas sudoríparas em superatividade constantemente. E o suor sem controle pode causar desconforto, tanto físico quanto emocional.
A hiperidrose primária ou focal ocorre quando o suor excessivo afeta as mãos, os pés e as axilas, ela chega a atingir de 2 a 3% da população. Na maioria das vezes, nenhuma causa é identificada pelos médicos o que os leva a acreditar que a hiperidrose primária é hereditária.
Mas, se a sudorese em excesso for resultado de outra condição médica, ela é conhecida como sudorese secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou se localizar em uma área específica. Entre as causas da hiperidrose secundária podemos destacar:
- Acromegalia (doença crônica provocada por uma disfunção da glândula pituitária e que se caracteriza pelo crescimento anormal das extremidades do corpo (mãos, pés, rosto); moléstia de Marie);
- Ansiedade;
- Câncer;
- Síndrome carcinoide (A síndrome carcinóide é variedade de sintomas que ocorrem secundárias a algum tumor carcinóide. A síndrome inclui rubor e diarréia e, menos frequentemente, a insuficiência cardíaca e a broncoconstrição. Ela é causada por secreção endógena principalmente de serotonina e calicreína);
- Determinados medicamentos;
- Abuso de algumas substâncias;
- Distúrbio de controle de glicose;
- Doença cardíaca;
- Hipertireoidismo;
- Doença pulmonar;
- Menopausa;
- Doença de Parkinson;
- Feocromocitoma (tumores raros que se desenvolvem na região medular das glândulas suprarrenais);
- Lesão na medula espinhal;
- Derrame;
- Tuberculose ou outras infecções.
Tratamento para suor excessivo
O tratamento para o excesso de suor costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves os médicos prescrevem medicação local e/ou tópica.
A aplicação de botox também ajuda no controle da sudorese.
Porém, quando o quadro se agrava, pode ser que somente uma intervenção cirúrgica venha resolver o problema. Na cirurgia os especialistas retiram as glândulas sudoríparas das axilas ou os gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).
Conheça o Antitranspirante da Farmácia Eficácia
Mais uma vez a equipe de farmacêuticos da Farmácia Eficácia veio em seu socorro e desenvolveu o antitranspirante ideal para que sofre com a hiperidose.
Em sua fórmula o produto possui o ativo cloreto de alumínio que age formando uma camada protetora que cobre as glândulas sudoríparas que estão com problema, inibindo, dessa forma, o mau cheiro causado pelo suor e o suor em excesso.
O suor excessivo é reabsorvido pelo corpo e eliminado de forma natural através da urina, por exemplo, diminuindo o desconforto causado por ele. A transpiração excessiva desaparece após algumas semanas de uso e o efeito do produto permanece por semanas.
Mas, se os sintomas persistirem um médico deve ser consultado.
Veja mais detalhes sobre Antitranspirante para Hiperidrose (suor excessivo), clicando na imagem abaixo.
Roll on 80ml