Tempo de leitura: 2 minutos
Todo mundo conhece essa doença, mas são poucas as pessoas que realmente conhecem o nome. Muitas vezes associada ao Michael Jackson, um dos casos mais famosos da doença, o questionamento é frequente: Vitiligo é contagioso? Leia mais sobre no post de hoje.
O que é vitiligo?
Vitiligo é uma doença que causa a perda da pigmentação da pele aos poucos. A células de responsáveis pela produção de melanina morrem, diminuindo a pigmentação da pele. Alguns médicos acreditam que ela seja uma de caráter autoimune, na qual os melanócitos são destruídos pelo sistema imune.
O grau da doença pode variar desde manchas, até o corpo inteiro. Inclusive, os sintomas se estendem desde pele até cabelo, boca e olhos. Diferente do que o senso comum prega, ela pode surgir em todas as tonalidades de pele, e não apenas em pessoas negras. O que provoca essa confusão é que em pessoas de pele mais clara os sintomas são menos perceptíveis.
As causas do vitiligo ainda não estão muito bem mapeadas. Existem indícios de que o vitiligo é hereditário, apresentando assim evidências genéticas. Outras pesquisas sugerem o vitiligo emocional, relacionando-o ao estresse. E existem também questões externas como exposição a produtos químicos ou ao sol. Porém, é possível afirmar que o vitiligo definitivamente não é uma doença contagiosa.
Vitiligo tem cura?
Vitiligo tem cura, principalmente se tratada no início. Existem tratamentos que ajudam a restaurar o tom de pele. Inclusive, embora seja um pouco mais complicado, é possível parar o processo de desenvolvimento da doença. Porém, como o vitiligo é uma doença sem uma causa definida, os métodos de tratamento são complicados, e as reações variam bastante de organismo para organismo.
É de extrema importância procurar um médico. Manchas na pele, falta de pigmentação no cabelo, nos cílios ou próximo à mucosa, vá a um dermatologista ou a um profissional
Conheça o produto Mamacadela 500mg, clicando na imagem abaixo.