Tempo de leitura: 3 minutos
É muito comum ouvir as pessoas reclamarem que fulano consegue emagrecer muito mais fácil, e às vezes nem treinam tanto quanto você. Isso se deve à genética e ao biotipo corporal que cada pessoa apresenta e que influencia diretamente no processo de emagrecimento. Mas, o que é esse tal de biotipo corporal e como identificar o seu?
O biotipo é a denominação dada ao formato do seu corpo, ou seja, o seu tipo físico, influenciado pela genética. Na verdade, é raro encontrar biotipos geneticamente puros no Brasil, devido à mistura de raças, mas ao assar dos anos, apenas as características de apenas um dos biótipos vai se sobressair.
Saber qual é o seu biótipo ajuda bastante a otimizar os seus objetivos, já que conhecendo bem as características do seu corpo é possível estabelecer um plano alimentar adequado e os melhores exercícios a seres executados.
Biotipo corporal
Tanto os biotipos femininos quanto os biotipos masculinos são classificados em três formas distintas: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo. O seu corpo, como já dissemos anteriormente, é uma mistura desses tipos físicos, mas sempre vai existir a predominância de um deles.
ECTOMORFO
É o biótipo desejado por muitos, pois é o que mais tem dificuldade de ganhar peso e apresenta baixa porcentagem de gordura corporal. Devido ao metabolismo mais acelerado. Por outro lado, tem a mesma dificuldade para ganhar colume muscular.
Caracteriza uma estrutura óssea comprida, corpo magro e longilíneo.
- Treinamento: o trabalho cardiovascular deve ser diminuído e deve ser executada mais musculação, com treinos com mais cargas e com aumento do tempo de recuperação entre as séries.
- Dieta: deve ingerir alimentos de alta qualidade nutricional e fazer uso de suplementos multivitamínicos e minerais. Shake de proteína e os hipercalóricos também podem ajudar.
MESOMORFO
É o biótipo mais predisposto a ter melhores ganhos muscular. Ao seguir uma dieta apropriada, consegue perder gordura com bastante facilidade e atinge altos níveis de hipertrofia, alcançando definição e explosão muscular.
- Treinamento: musculação com cargas pesadas (muita força e intensidade), com intervalo de descanso para evitar o overtrainning. Exercícios cardiovasculares de intensidade de moderada a alta devem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana por, pelo menos, 30 minutos.
- Dieta: dever ser nutritiva que evita alimentos com pouco valor nutricional. É importante ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia e uma quantidade moderada de gorduras e carboidratos de baixo índico glicêmico.
ENDOMORFO
É o biótipo que mais incomoda, pois está mais predisposto ao acúmulo de gorduras. São pessoas que apresentam uma estrutura óssea mais larga e metabolismo lento, o que facilita o ganho de peso e dificulta a perda de gordura. O elevado peso corporal se apresenta em formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos.
- Treinamento: é necessário acelerar o metabolismo com treinos em circuito e supersets, com pouco tempo de descanso entre as sessões. O treino cardiovascular deve ser feito com regularidade e a musculação é indicada para queimar gordura e conquistar massa muscular.
- Dieta: realizar refeições menores, porém mais frequentes ao longo do dia, aumentando o numero de refeições por dia. O ideal é realizar de 5 a 6 refeições por dia para aumentar o metabolismo e manter os níveis de energia estáveis,
Lembrando que os biotipos femininos e os biotipos masculinos possuem as mesmas classificações, você conseguiu identificar o seu?
Conheça o produto Biotina, clicando na imagem abaixo.
5 mg – 30 cápsulas