Tempo de leitura: 2 minutos
O nome pode ser um pouco estranho, mas a acetilcisteína é mais familiar do que parece e você provavelmente conhece esse remédio. Lembra do famoso xarope para a tosse? Então! Provavelmente em sua composição tinha acetilcisteína, um composto que age na redução do muco e em tratamentos respiratórios.
Encontrada na formulação da maioria dos xaropes para a tosse, a acetilcisteína não é um antibiótico. Ela é um fármaco de tem ação expectorante, facilitando o processo de recuperação. Ou seja, sua principal função é eliminar o muco e diminuir a tosse. Seu uso é excelente e recomendado em casos pneumonias, gripes e resfriado.
Como a acetilcisteína serve para a tosse e age em outras funções no aparelho respiratório, o seu uso também pode trazer benefícios para pessoas asmáticas, com bronquites e outros problemas respiratórios, inclusive provocados pelo tabagismo.
Em casos extremos de overdose ou intoxicação de paracetamol (acetaminofeno), o uso da acetilcisteína tem sido bem útil como uma espécie de antídoto. A administração do medicamento ajuda a reduzir a toxicidade provocada pelo uso irresponsável de paracetamol.
Assim como todo remédio, o acetilcisteína possui efeitos colaterais, como estomatites, náuseas e vômitos, majoritariamente em pessoas que são alérgicas ao composto. Por isso, é sempre recomendado o teste alérgico. O fármaco não é recomendado para mulheres grávidas, pois pode interferir no desenvolvimento do feto, nem para crianças menores de dois anos, uma vez que foram registrados casos de broncoespasmos.
Você pode comprar o fármaco online, clicando aqui, ou em farmácias de manipulação. É sempre bom lembrar que, por se tratar de um medicamento, não é recomendado o seu uso sem o acompanhamento e a indicação de um profissional de saúde habilitado.
Conheça o produto Acetilcisteina, clicando na imagem abaixo.
150mg – 30 cápsulas