Tempo de leitura: 2 minutos
A intolerância a lactose é a deficiência no corpo humano de digerir o açúcar encontrado no leite: a lactose. Ela pode ser confundida com alergia ao leite, que são reações anormais no organismo em relação a proteína do leite. Enquanto a intolerância a lactose gera desconforto como vômitos ou diarreias, a alergia ao leite em seus casos graves pode resultar em um choque anafilático.
Existem 3 tipos de intolerância:
- primária: acontece em pessoas mais velhas. O organismo diminui a produção de enzimas lactase, que digere a lactose.
- Secundária: A intolerância está relacionada com alguma doença ou cirurgia que o indivíduo pode ter feito.
- Congênita: O bebê nasce assim.
O diagnóstico é feito a partir da observação dos sintomas da intolerância a lactose a partir de alguns exames. Observar se a criança está tendo diarreias, vômitos ou desconforto após a ingestão de leite é um sinal para procurar um médico. Lembrando novamente que às vezes, a intolerância pode ser confundida com a alergia, que existe em diferentes graus. Por isso a importância de entrar em contato com um profissional de saúde. Além disso, casos de intolerância congênita são bem raros e os sintomas podem estar relacionados a outros problemas.
Intolerância a lactose tem cura?
Não. Mas também não é necessário nenhum uso de medicamento controlado. Há formas de conviver com a doença, como a suspensão parcial ou total de derivados. Neste caso, a quantidade conta: algumas pessoas sofrem reações apenas a partir do segundo copo de leite, outras podem comer queijos, mas têm reações ao consumir o leite puro.
No mercado hoje em dia, existem os alimentos nolac, que são livres de lactose. A ingestão de enzimas lactase em pó antes das refeições também é uma forma de poder consumir e digerir melhor os alimentos lácteos. Um tratamento possível é a introdução gradual do alimento. Aos poucos, o organismo pode se adaptar ao consumo do leite, sem provocar reações de mal-estar.
Algo que se deve estar atento é nas possíveis deficiências nutricionais. O leite hoje é uma das maiores fontes de cálcio e vitamina D em nossa dieta, por exemplo. Ao suspender o consumo de leite, é necessário encontrar outras formas, seja substituindo alimentos ou até tomando suplementos, para repor as falhas nutricionais.
Conheça o produto Enzyfor, clicando na imagem abaixo.
Enzimas digestivas Vitafor