Tempo de leitura: 2 minutos
Você pode ainda não ter ouvido falar dela, cara amiga, mas a manteiga ghee é um dos alimentos indispensáveis na culinária dos povos indianos. Além disso, sua força terapêutica também é um dos motivos pelos quais ela é a escolhida na dieta ayurveda.
Geralmente, a manteiga clarificada é usada no pãozinho de cada dia, durante o cozimento de alimentos ou até mesmo misturada a outros alimentos, como sementes ou ervas. Uma delícia, não é mesmo?
Seu preparo é muito fácil e acessível, sendo que você não deve gastar muito (quase nada, na verdade) para prepará-la. Quer aprender sua receita? Os intolerantes à lactose agradecem!
E então, manteiga ghee, como fazer?
O processo para obter esse produto saudável é artesanal, e todos os recursos necessários para “extrai-lo” você já deve ter em casa. Caneta e papel para o nosso passo a passo:
- Passo 1: leve um tablete de manteiga sem sal ao fogo médio. Derreta-o em uma panela de fundo mais espesso;
- Passo 2: quando derretido, duas camadas serão vistas: uma com espuma e outra sem a espuma. Retire-a da mistura, já que nela é onde estão concentradas as toxinas e a lactose;
- Passo 3: a outra camada, oleosa, é o que chamamos de ghee. Separe-a;
- Passo 4: quando fria, coe a camada oleosa em um tecido (fino, preferencialmente) e armazene em um pote de vidro, sem que haja a necessidade de mantê-lo na geladeira.
Bem simples, não acha?
Manteiga Ghee: benefícios à vista!
Com a eliminação da lactose e das toxinas presentes, a ghee mantem apenas seu lado “bom”.
Vitamina A – antioxidantes são fortes combatentes dos radicais livres – ligada à prevenção do envelhecimento precoce e propriedades anti-inflamatórias. Como um “plus”, nós, mulheres, reduzimos os riscos de um câncer de mama. Demais, não acha?
E você, preparada para preparar sua própria manteiga ghee em casa? Depois, conte como ficou, ok? 🙂