Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de ser uma tendência que vem persistindo no mundo das dietas, algumas pessoas ainda não conseguiram alcançar resultados expressivos tomando o tal suco verde. E você sabe por quê? Você pode estar fazendo alguma coisa errada na preparação da sua bebida. A seguir vamos listar os principais erros ao preparar o suco verde. Fique atento para garantir que a bebida seja realmente uma aliada na desintoxicação do organismo e na perda de peso.
O objetivo de uma dieta detox com suco verde é combater a retenção de líquidos e estimular o bom funcionamento do intestino e do sistema digestivo, ajudando a eliminar as toxinas do corpo.
Para que ele seja realmente poderoso para perder peso, é preciso saber prepará-lo adequadamente, caso contrário pode se transformar em um bebida calórica e pouco nutritiva e, em alguns casos, até prejudicar a saúde.
4 erros comuns que destroem o poder desintoxicante do suco verde
- Usar muita fruta
As frutas fazem bem para a saúde, possuem ótimos nutrientes para o organismo e devem sempre estar presente na dieta detox. Porém, são alimentos com bastante caloria e, por isso devem ser consumidas com moderação para não provocar aumento de peso. O ideal é não misturar mais do que duas frutas diferentes e usar uma porção de fruta para cada copo de suco.
As porções podem ser calculadas assim:
- Frutas pequenas (exemplo: uva e morango) – 10 unidades
- Frutas médias (exemplo: banana ou banana) – uma unidade
- Frutas grandes (exemplo: melão e melancia) – uma ou duas fatias
- Coar o suco
Se você tem o hábito de coar o suco antes de beber, é bom repensar, já que com isso você estará eliminando boa parte de poder emagrecedor da sua bebida.
Na verdade, o que acontece é que ao coar você acaba eliminando as fibras dos alimentos e elas são principais responsáveis por prolongar a sensação de saciedade e controlar a absorção de açúcar no organismo. Isso significa que além de sentir fome mais rapidamente, o nível de açúcar pode aumentar no sangue, o que pode prejudicar a saúde.
- Usar açúcar refinado
Adoçar o suco verde com mel, adoçante ou açúcar pode deixar a sua bebida muito calórica e acabar com o poder emagrecedor dela. Quando o assunto é adoçar com açúcar refinado, a coisa é um pouco pior, pois além de provocar o ganho de peso ele também provoca efeitos no organismo que podem prejudicar a saúde.
O recomendado é consumir o suco verde sem adoçar com qualquer substância, mas, se achar muito necessário, é melhor escolher opções naturais, como o açúcar mascavo ou orgânico.
- Esquecer os ingredientes verdes ou termogênicos
Os ingredientes verdes são ricos em fibras, responsáveis por promover a sensação de saciedade e combater a absorção de gordura. Além disso, possuem clorofila, que facilita a limpeza estomacal melhorando o funcionamento do intestino. Opções: agrião, couve, hortelã, agrião, salsinha, salsão.
Os alimentos termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo para queimar calorias e gorduras mais rapidamente. Opções: gengibre e chá verde
Vale lembrar que tomar o suco feito na hora é a melhor opção. Mas sabemos que com a correria, ou mesmo por preguiça que tomam conta da gente em alguns dias, fazer o suco detox todos os dias não é fácil. Para não interromper a dieta, você pode fazer suco verde e congelar para tomá-lo no dia seguinte. Entretanto, perde um pouco de suas vitaminas e minerais, conservando apenas parte de suas propriedades.
Você também entrou na onda da dieta desintoxicante? Então se certifique de que está preparando o seu suco da maneira correta!