Tempo de leitura: 3 minutos
Temperatura subindo, sol queimando. A estação mais quente do ano significa muita praia, piscina, sol e pele bronzeada, mas alguém aí se lembrou do filtro solar? O sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo e pelo surgimento do câncer de pele. Especialmente nessa época, as pessoas costumam ficar mais tempo ao ar livre e expostas ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares, causados pelos raios UVB, que estão mais intensos. Por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do sol.
O protetor solar é o item básico e mais importante a se usar para se proteger dos efeitos nocivos do sol. E o costume de passar protetor solar no corpo deve se repetir diariamente, em qualquer estação do ano, afinal os raios solares não “descansam” nas outras estações e nem mesmo nos dias nublados. A única diferença no verão é a intensidade dos raios solares, que exigem que os cuidados sejam intensificados.
Na última década, os dermatologistas têm alertado com mais veemência sobre a importância de aplicar um protetor solar na pele diariamente, mas o resultado de tantas campanhas de conscientização sobre os efeitos nocivos do excesso de sol à pele ainda não surtiu o efeito desejado. Muita gente ainda não usa filtro solar ou usa de modo errado.
Para esclarecer alguns equívocos, listamos os 5 erros mais comuns na hora de passar o protetor solar.
- Usar filtro solar somente quando está na praia ou na piscina
O protetor solar tem que ser passado diariamente, pela manhã, especialmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, e braços. E ao contrario do que muitas mulheres pensam, não tem problema algum passar o protetor e colocar a maquiagem por cima.
- Usar protetor solar para o outro tipo de pele
Ao fazer isso você estará sujeito a problemas como ressecamento, espinhas e cravos. Portanto, é preciso prestar atenção: pele seca pede filtro solar loção ou creme; quem tem pele oleosa deve optar pelo filtro em forma de gel e loções oil-free; já as peles normais ou mistas se adaptam bem aos geis-creme e loções oil-free.
- Não reaplicar a proteção solar periodicamente
Enquanto se está exposto ao sol, o protetor solar deve ser reaplicado após cada mergulho ou depois de expor aos raios por mais de duas horas, principalmente em regiões como rosto, braços, pescoço e mãos.
- Passar o protetor já estando sob o sol
Não espere estar sob o sol para fazer a aplicação do filtro. O ideal é aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele possa absorver adequadamente o produto e ele tenha o efeito de proteção desejado.
- Usar protetor solar vencido
Sabe aquela tentação em usar o restinho de filtro solar que sobrou desde as últimas férias? É preciso precisa ficar atento ao prazo de validade do produto. Além de oferecer uma proteção falha ou totalmente ineficaz, o protetor solar vencido pode gerar pequenas irritações na pele e até uma forte reação alérgica.
A escolha do fator do protetor solar também é uma duvida muito comum. O fator 30 é recomendado para peles muito brancas e o fator 15 para as mais morenas. Entretanto, o fator de proteção solar 100 oferece a mesma proteção que o fator 30. A diferença está somente no tempo de exposição aos raios, ou seja, você pode ficar mais tempo sob o sol quando escolhe passar um protetor com fator de proteção 50 do que poderia ficar com o de 30.
Agora não tem mais erro! É só comprar o protetor solar mais adequado para a sua pele e se proteger dos raios solares durante todo o ano!