Tempo de leitura: 2 minutos
Antes, era só o tempo começar a esquentar que os mosquitos já reapareciam com tudo. Agora, eles viraram uma preocupação durante o ano todo. As picadas são desagradáveis, coçam, podem causar doenças (inclusive as mais temidas como dengue, Zika e Chikungunya, dependendo do mosquito) e comprometer a saúde e o bem-estar. E seja no campo ou na cidade, a ação contra eles não tem descanso! Que tal conhecer agora o melhor repelente natural para tentar evitar as incômodas picadas?
Atualmente, a indústria farmacêutica produz diversos repelentes para insetos que impedem as picadas de mosquitos e podem ser aplicados à nossa pele sem causar qualquer intoxicação. A maior parte deles é feito à base de um composto químico artificial chamado DEET, criado pelo exército americano e registrado para uso comercial em 1957. Este composto age nos receptores sensoriais de alguns insetos inibindo suas tentativas de alimentar-se do nosso sangue.
Porém, apesar de ser comercialmente utilizado, o uso de DEET é restrito a gestantes e crianças pequenas, mesmo misturado a outros compostos naturais. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também não recomenda o uso de produtos em que a concentração desse componente seja acima de 30%, já que pode ser comum, em algumas pessoas, a manifestação de alergia, algum tipo de irritação na pele ou até problemas mais graves.
Assim, como uma boa opção, o que se pode fazer para se proteger é usar repelente natural, feitos à base de plantas que afastam os insetos.
Óleo de andiroba: repelente natural
Encontramos na natureza, ali na Amazônia, um meio preventivo e curativo: a andiroba. Árvore nativa da floresta floresce uma vez por ano, entre os meses de agosto e outubro e frutifica de janeiro a maio, o que pode variar de acordo com a região.
O fruto é tipo uma cápsula que se abre naturalmente ao cair no chão, liberando de quatro a seis sementes. É a partir da extração dessas sementes que é produzido o óleo de andiroba, famoso por seus resultados como repelente, inseticida e também anti-inflamatório.
O uso do óleo de andiroba é bem prático, bastando aplicá-lo no corpo todo. O resultado promete ser eficiente até contra mosquitos que transmitem malária e dengue.
Proteja-se contra os mosquitos!