Tempo de leitura: 2 minutos
Você já ouviu falar de chitosan? Existem muitos benefícios para a saúde associados à essa substância, como o controle do colesterol, no entanto, o emagrecimento é a alegação mais forte e pelo qual ele ganhou toda sua fama mundial. Considerado o mais potente bloqueador de gordura, o chitosan (quitosana) tem a incrível habilidade de se juntar às gorduras, encapsulando-as antes de serem absorvidas pelo corpo. Vai dizer que este não é o sonho de qualquer pessoa que faz dieta!?
O chitosan é um suplemento alimentar de fibras, derivadas da quitina e feito a partir exoesqueletos de crustáceos (camarão, lagosta e caranguejo). Junto com a gordura ele forma uma massa não digerível, que é eliminada através do trato digestivo, assim toda a gordura que está associada ao suplemento passa através do corpo sem ser absorvida ou armazenada.
Vários laboratórios trabalham com fórmulas de chitosan, cada um mesclando-o com outros complementos que consideram mais efetivos para o emagrecimento. Dessa forma, o suplemento é amplamente utilizado para perder peso e, claro, pelos que ingressam pelo caminho da academia e de tratamentos para emagrecimento.
Como trabalha o chitosan?
Como já que sabemos pra que serve chitosan, vamos entender como ele funciona no organismo.
A forma com que o suplemento age no organismo é muito singular: o chitosan age recobrindo a gordura ingerida na alimentação com uma camada de gel. Assim, a gordura ingerida acaba sendo eliminada naturalmente, junto com o chitosan, sem que eles sejam absorvidos.
Através desse mecanismo, há uma diminuição no valor calórico das refeições uma vez que a gordura absorvida é eliminada pelo organismo. Dessa forma o chitosan proporciona efeitos benéficos para a saúde. O uso correto do produto evita que mais gorduras se instalem no corpo e provoquem doenças, como colesterol alto ou obesidade.
Para melhores efeitos deve-se observar o seguinte:
- O consumo do chitosan deve estar associado a uma dieta hipocalórica (baixa ingestão de calorias)
- O momento adequado para a sua utilização é antes de refeições
- Beba bastante líquido (água) ao longo do dia para acelerar a digestão
- Procure manter hábitos de vida saudáveis como, por exemplo, uma alimentação balanceada e pratica regular de exercícios físicos
Entretanto é importante apontar que o chitosan não tem propriedades diretas na queima de gordura já que a substância somente evita que mais gordura se acumule no organismo, mas não acaba com as já existentes.
O que pode ocorrer é que, com menos gordura entrando no corpo, o organismo recorre à gordura que já está armazenada para queimá-la. Mudando a fonte de energia para suas gorduras armazenadas o resultado é a redução de gordura corporal e peso, consequentemente.
Atenção: O Chitosan é derivado de crustáceos e, por isso, pessoas alérgicas a crustáceos devem evitar consumi-lo. Grávidas e lactantes também devem evitar o consumo.