Tempo de leitura: 3 minutos
Você anda se sentindo pouco confiante, estressada, sobrecarregada ou simplesmente insegura? Ter problemas com a autoconfiança é um problema que pode prejudicar bastante a forma como você encara a vida, seus desafios e objetivos. E, apesar de não existir uma receita mágica de como aumentar a autoconfiança, certamente modificar alguns hábitos cotidianos pode colocar você no caminho da felicidade com mais facilidade.
A autoconfiança é um ato de poder confiar em si mesmo e acreditar nas próprias qualidades e capacidades de realizar tarefas. Em outras palavras, é o resultado de uma boa autoestima e uma autoimagem positiva, aprendida e desenvolvida ao longo da vida.
Confira a seguir 8 dicas para aumentar a autoconfiança e mudar a percepção de si mesma.
- Não se deixe levar pelo pessimismo
Pensar que o pior sempre vai acontecer e ficar achando que nada pode dar certo para você só vai colaborar para que seu medo aumente e a confiança nas suas capacidades diminua. Quer aumentar a autoconfiança? Então aprenda a controlar esses pensamentos negativos e se deixar guiar pelo otimismo.
- Aprenda com seus erros
Na vida, todo mundo está sujeito a cometer erros e a falhar, isso é algo inevitável. O que não pode acontecer é desistir ou simplesmente se conformar com seus fracassos. É necessário entender onde foi o erro e tentar fazer de um modo diferente na próxima vez, pois somente assim se adquire excelência e se constrói a autoconfiança.
- Não exija tanto de você
É claro que ser conformado e derrotista não vai ajudar a desenvolver sua autoconfiança, entretanto exigir muito de si mesmo também não vai colaborar muito. Ao contrário, a exigência exagerada pode fazer você se sentir insuficiente para alcançar os seus objetivos, pois dificilmente algo é realizado perfeitamente e sem falhas. Não espere ser perfeito, apenas continue se esforçando mais e mais.
- Valorize seus pontos fortes
Conheça e, principalmente, reconheça as suas qualidades e talentos e não deixe ninguém minimiza-los ou desmerecê-los, inclusive você mesmo! É claro que, em algumas habilidades, existem pessoas que vão te superar, mas isso não o torna menos importante e nem menos interessante. Afinal, são as suas qualidades que te ajudaram a chegar a suas metas.
- Pratique atividades físicas
Esta é uma dica comprovada cientificamente! É aquela tal historia de que exercitar-se aumenta a produção de cortisol e endorfina. A primeira substância ajuda a controlar e diminuir o estresse, a raiva, a ansiedade e o medo e a segunda, é o conhecido “hormônio do prazer e do bem-estar”. Argumento imbatível para acabar de vez com o sedentarismo e aumentar a autoconfiança!
- Procure novos desafios
Desafios movem as pessoas! Retome aquela aula de dança que você abandonou, matricule-se em um novo curso para aperfeiçoamento profissional, encontre algo novo que te dê prazer e que você irá realizar por vontade própria. Procure por um novo hobby que te prenda atenção de forma positiva. Recicle-se e reinvente-se! Quando mudamos, o mundo a nossa volta muda com a gente.
- Faça o que te dá prazer
Para que as pessoas percebam o melhor de você, é preciso que você sinta-se bem por dentro. Reserve tempo para hobbies e atividades prazerosas: convide as amigas para uma happy hour, faça uma viagem de final de semana, passe horas lendo um livro ou vendo aquela série que você nunca teve tempo de assistir.
- Evite as comparações
Sabe aquele velho ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa”? Esqueça! É verdade que quando estamos desanimados temos a mania de fazer comparações com alguma pessoa que está mais bem sucedida e com quem parece ter a vida perfeita. Mas é importante evitar esses tipos de comparações. Ninguém é igual e talvez essas pessoas também tenham problemas e angústias assim como você.
Agora é com você. Aproveite nossas dicas, melhore sua autoestima e renove sua vida!