Tempo de leitura: 2 minutos
A tendência vida saudável e os programas de culinária têm despertado o interesse de um público cada vez maior em busca de conhecimentos sobre os benefícios da alimentação e dos alimentos para o corpo. Desde a antiguidade são reconhecidos múltiplos benefícios do alho para a saúde humana. Mas, e você, saberia citar algum?
Ainda na antiguidade foi atribuído ao alho o efeito corretor sobre gases abdominais e flatulência estomacal, e na contemporaneidade o alimento é popularmente recomendado para combater resfriados e gripes. O alho também apresenta eficácia no uso como antisséptico e como hipotensor, em caso de pressão alta.
O mau colesterol (LDL), que se concentra nas artérias e veias e causa sérios danos ao sistema cardiovascular, impedindo a circulação normal do sangue e gerando futuros problemas de coração ou derrames podem ser tratados com uma dieta equilibrada que inclua o alho. O alimento é um remédio natural que combate o mau colesterol (LDL), pois é rico em alicina, elemento que contribui com a redução do colesterol e na prevenção do infarto agudo do miocárdio.
Estudos recentes indicam queo poder do alho também atua na prevenção de câncer e no combate do processo de envelhecimento das células. Seus benefícios para a beleza da pele são menos divulgados. Mas o alho ajuda a eliminar acne. Para isso, é apenas preciso cortar um dente de alho ao meio e esfregar com regularidade sobre a área afetada. As propriedades antibacterianas presentes no alho agem limpando a pele, dessa forma evita o aparecimento da acne.
A dose indicada para o consumo diário de alho é de no máximo dois dentes por dia. Para aproveitar todos os benefícios do alimento, uma boa forma de consumi-lo é o adicionando na forma picada ou amassada em saladas ou sanduiches. Para amenizar o sabor e o odor do alho, recomenda-se o uso de azeite.
Apesar dos vários benefícios, é bom ficar atento às contraindicações no uso do alho:
– Os que sofrem de hipotensão arterial, devem ser parcimoniosos no uso do alho, pois o alimento ajuda a reduzir a pressão.
– Mulheres que estão amamentando devem evitar o uso liberal do alho, uma vez que pode provocar dores no ventre do bebê.
– Em doses elevados o alho pode provocar dor de cabeça, dor no estômago, dor nos rins, cólicas, vômitos, diarreia, tontura.
A Farmácia Eficácia indica o produto Óleo de Alho! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.