Tempo de leitura: 3 minutos
Sabe todos aqueles cuidados que precisamos ter com a nossa pele, para evitar o envelhecimento precoce? Pois é, não é apenas a pele que envelhece com o tempo e que precisa de cuidados. O seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que o tempo passa, os fios tornam-se mais finos, quebradiços e coloração natural capilar fica menor, dando espaço para os cabelos brancos aparecerem.
É claro que o fator idade tem peso significativo na perda da cor natural das suas madeixas. Mas ela não é a única culpada! O estresse, a tristeza e qualquer outro estado emocional negativo também contribuem para o envelhecimento dos fios.
E, como sempre, a alimentação não fica de fora da lista de culpados. A falta de nutrientes essenciais para o cabelo (como a queratina, vitamina E e o selênio) pode ocasionar a perda de proteção natural aos cabelos.
Portanto, é verdade que a falta de vitalidade dos fios pode (sim!) ocorrer em qualquer idade. Inclusive nos mais jovens!
Quer dicas de como manter a vitalidade dos seus fios?
- Proteja o cabelo do sol. Essa é a primeira regra contra os danos cronológicos, pois raios UV reduzem a elasticidade dos fios, ressaca-os proporcionando uma aparência opaca;
- Hidrate e use produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Isso pode restituir o brilho e ainda oferecer uma textura macia aos fios;
- Faça uma hidratação caseira, pelo menos uma vez por semana;
- Cauterizações auxiliam na retenção do frizz e têm o poder de nutrir os fios;
- Relaxe e evite situações muito estressantes. O estresse crônico contribui para o envelhecimento precoce do cabelo;
- Não fume;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina B 12 (salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado), responsáveis por melhorar a irrigação do bulbo capilar.
É claro que esses cuidados não evitam que os cabelos brancos apareçam, pois eles são consequência natural do avanço da idade. Mas essas dicas podem ajudar a retardar o seu indesejado aparecimento. E, como ainda não existe nenhuma solução que acabe totalmente com os cabelos brancos, pintar é a melhor forma de disfarçar os fios branquinhos do seu cabelo.
O primeiro passo para escolher qual das tintas para cabelos brancos é a ideal para o seu caso é saber a quantidade de fios grisalhos. Quem tem mais de 30% de mechas acinzentadas deve optar por tintas permanentes que vão dar resultados mais eficientes. Esse tipo de tinta penetra na fibra capilar, mudando a pigmentação dos fios brancos e faz o visual durar. Se a quantidade for menor, você ainda pode optar por tonalizantes, apesar de terem uma duração menor.
Outra possibilidade é tingir o cabelo de maneira natural com hena, uma argila que oferece minerais e vitaminas ao couro cabeludo, além de deixar os cabelos fortes e brilhosos.
Mas, se você não quer recorrer aos tonalizantes e tintas para cabelos brancos, o melhor a fazer é assumir de vez a cabeleira branca! Apesar de as madeixas brancas causarem preocupação, principalmente entre o sexo feminino, há alguns anos tem se tornando mais comum ver mulheres com cabelos brancos, assumindo sem medo seus fios brancos – mesmo aquelas que se mantêm no mercado de trabalho.
E ai, você também vai ter coragem?
Conheça o produto Catalase, clicando na imagem abaixo.
Catalase – 60 cápsulas
A Catalase retarda o branqueamento dos cabelos e auxilia no tratamento do Vitiligo. A chegada dos cabelos grisalhos é vista como sinal de envelhecimento, mas em pessoas de 20 a 45 anos, eles podem ser ocasionados pelo acúmulo excessivo de água oxigenada no corpo.