Tempo de leitura: 3 minutos
Testa brilhando, nariz oleoso e queixo deslizando. O rosto é uma região com grande quantidade de glândulas sebáceas e essas três partes (que formam a chamada zona T) são as que mais sofrem o acúmulo de oleosidade durante todo o dia. Você sofre com o ‘excesso de brilho’ e vive sonhando em encontrar uma solução para oleosidade do rosto? Veja a seguir, cuidados simples para promover a beleza e saúde da sua derme.
Fatores genéticos, clima, dieta (com alimentos muito gordurosos), altos níveis de testosterona no corpo e até o nível de estresse podem influenciar na produção de óleo do rosto. Também é muito comum perceber o rosto brilhando cada vez mais ao longo do dia, conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado. Isso acontece porque a oleosidade do rosto tende a aumentar naturalmente com a intenção de defender a pele do ressecamento.
Como diminuir a oleosidade da pele
Não sabe como tirar oleosidade do rosto e conquistar a cútis dos seus sonhos? Siga nossas dicas e livre-se desse pesadelo!
- Lave o rosto no máximo três vezes ao dia. Mais do que isso, o corpo passa a entender que a pele do rosto está desprotegida e produz óleo para fazer um efeito protetor.
- Procure um dermatologista para saber quais são os produtos e sabonetes mais indicados para o seu tipo de pele.
- Evite os produtos abrasivos. Eles ressecam a pele e, consequentemente, estimulam a produção de oleosidade.
- Prefira os produtos em gel. Cremes provocam maior oleosidade da pele.
- Aplique hidratante matificante (promove o fechamento dos poros e neutraliza a formação do brilho) diariamente antes de fazer a maquiagem, como uma espécie de primer.
- Dê preferência a uma base livre de óleo (que não seja muito liquida) e o blush deve ser em pó, pois regula a oleosidade.
- Se precisar usar corretivo, prefira os mais secos, em pó ou em bastão. Evite tudo o que for cremoso ou líquido.
- Para dar o toque final à maquiagem, o pó mineral pode ajudar a eliminar a oleosidade – use sempre um pincel, nunca esponja.
- Tire o cabelo do rosto. O cabelo abafa a pele, que fica com dificuldade de respirar e a oleosidade deixa a pele sujeita ao aparecimento de cravos e espinhas.
- Nunca durma de maquiagem. Os produtos entopem os poros e podem causar espinhas e inflamações.
- Sempre use protetor solar e de preferência, solução oil-free ou gel. Suas substâncias controlam a oleosidade do rosto e mantêm a pele hidratada.
- Se não tiver acne, faça esfoliações e peelings, importantes para remover as células mortas e amenizar o aspecto oleoso.
Tratamento caseiro:
- Peelings caseiros são uma ótima dica de como tirar oleosidade do rosto.
- Esfoliação com fubá e mel
Misture os dois ingredientes de maneira que forme uma pasta homogênea e leve. Aplique suavemente no rosto limpo, fazendo movimentos circulares, insistindo mais na testa, nariz e queixo. Retire com água corrente.
A combinação de mel e fubá cria um esfoliante físico, isto é: basta ter ‘atrito’ com a pele para fazer efeito. Juntos, os dois ingredientes removem as células mortas e o excesso de oleosidade da pele.
Conheça o produto Argila Vermelha, clicando na imagem abaixo.
Argila Vermelha 200g
A Argila Vermelha é rica em óxido de ferro e cobre que auxiliam na hidratação e revitalização da pele. Também remove sujeira e a oleosidade da pele.