Tempo de leitura: 3 minutos
Quem disse que só o nosso corpo precisa de exercícios para ficar em forma? Ao longo dos anos o cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva e, se ele não for treinado com exercícios, pode falhar. Por isso, fazer diariamente alguns exercícios para a mente ajuda a manter o cérebro ágil e evita a perda da memória.
Hábitos saudáveis como manter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios físicos e atividades como quebra cabeça, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória, ler e aprimorar novas habilidades sempre ajudam a exercitar o cérebro e preservar seu bem-estar e saúde mental.
Mas, as atividades para o desenvolvimento da mente não param por aí. Fazer exercícios mentais diários faz com que você aprenda a prestar mais atenção nas suas ações e, consequentemente, ajudam a aumentar a concentração e a sua memória, assim como a agilizar o raciocínio.
Veja 7 dicas de exercícios simples que podem ser inseridos no seu cotidiano, sem que isso tome muito o seu tempo:
- Tique-taque
Em ambiente silencioso, sente-se em posição confortável e coloque um relógio que faça barulho para trabalhar. Concentre sua atenção no ritmo e deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental. Não se apegue a pensamentos que passarem por sua mente, deixe-os passar e retome a concentração.
- ‘Leia’ de cabeça para baixo
Pegue uma revista e a folheie de cabeça para baixo. Ver as imagens e os títulos ao contrário exige que o cérebro se esforce para identificar códigos que na verdade ele já conhece. Esta é uma das formas de manter o cérebro ativo e descansado.
- Quebre a rotina
Mudar a rotina ajuda a eliminar os padrões de pensamento que nos levam ao piloto automático. Experimente usar o relógio de pulso no braço que não está acostumado. Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual. Veja as horas num espelho. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
- Aprenda uma palavra nova todos os dias
Abra o dicionário e selecione uma palavra que, até então, lhe era totalmente desconhecida. Depois, passe a utilizá-la no seu dia a dia em diferentes contextos, fazendo novas frases e trocadilhos. Incrementar o vocabulário é um estimulante para a criatividade, memória e raciocínio.
- Decore a lista de compras do supermercado
Pode parecer um exercício bobo, mas fazer a lista mentalmente com base naquilo que está faltando é um exercício ajuda a desenvolver e a ajustar a memória.
- Tome banho de olhos fechados
Fazer todo o ritual do banho de olhos bem fechados, até mesmo abrir a torneira ou pegar o shampoo, ajuda a potencializar a área do cérebro responsável pelas sensações táteis.
- Faça a cabeça funcionar
Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Antes de dormir, escolha a situação mais importante do dia e reconstrua mentalmente em detalhes. Ao ouvir uma palavra diferente, pense em outras cinco começando com a mesma letra.
Esses tipos de atividades mentais não tem relação direta com a inteligência do indivíduo, mas sim com a agilidade do seu cérebro. Qualquer um pode ficar com a mente cansada durante um período estressante ou mesmo por fazer sempre as mesmas coisas.
E fazer este tipo de ginástica para o cérebro vai ajudar a manter a sua saúde mental e as conexões cerebrais saudáveis.
Conheça o produto Ginkgo Biloba, clicando na imagem abaixo.
Ginkgo Biloba
Ginkgo Biloba ajuda a manter o bom estado da mente, da memória e da atenção, combatendo também problemas vasculares como varizes.