Tempo de leitura: 3 minutos
Manter dieta balanceada é o segredo para levar uma vida saudável e longe de doenças, não é mesmo? Entretanto, durante o período de gestação, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, pois os hábitos alimentares das mamães refletem-se não só no seu próprio organismo, mas também no crescimento e desenvolvimento do seu bebê.
Só que alimentar-se bem durante a gravidez muitas vezes parece uma tarefa complicada, especialmente porque há muitas crenças a respeito do que faz ou não bem para você e seu bebê. Quer um exemplo? A ideia de que a gestante deve passar a comer por dois é errônea. Na verdade, durante a gravidez, ela tem que passar a consumir, pelos dois, os nutrientes essenciais que fortalecem a saúde de ambos. Ou seja, a palavra-chave é qualidade, não é quantidade.
Assim como o consumo adequado de vitaminas e minerais garante o desenvolvimento e crescimento do seu bebê, a carência de alguns nutrientes pode resultar em uma má formação do feto. O que isso quer dizer? A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe, por exemplo, pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê. Essa é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
Porém, apesar de uma preocupação maior com o uso de ácido fólico na gravidez, não há um nutriente mais importante que o outro. Vitaminas C, D, A, B3 e B6, são importantes vitaminas na gestação. Magnésio, cálcio, ferro, carboidratos, proteínas e lipídeos também são igualmente indispensáveis. Por isso, é importante manter uma alimentação bastante variada e colorida.
Para alcançar o equilíbrio da alimentação variada, especialistas recomendam comer a cada três horas. E, para obter os mais variados minerais e vitaminas, o ideal é variar a dieta entre porções diárias de pães e cereais (de preferência integrais), frutas, legumes, verduras, ovo, carnes, leite e derivados. E, claro, não se esquecer de beber pelo menos dois litros de água por dia.
Todos os nutrientes possuem o seu importante papel na formação do bebê e devem ser obtidos pela alimentação das mamães. E, quando esse consumo não consegue ser alcançado, é indicado verificar qual é a deficiência não está sendo suprida em sua dieta e optar por suplemento para gestantes.
Como o crescimento do bebê é impulsionado por aquilo que a mãe come, durante a gestação, um bom regime nutricional contribui para:
- Uma melhor saúde materna e infantil;
- O reforço do sistema imunológico da mãe e do bebê;
- Uma gravidez e um parto mais seguros;
- Diminuir o risco de doenças de diabetes e doenças cardiovasculares;
- Aumentar a longevidade e a qualidade de vida da mãe e do bebê.
Os benefícios de ter uma alimentação rica em nutrientes essenciais irão se estender pelos primeiros anos de vida da criança e, até mesmo, para a vida toda. Vamos começar a comer bem, mamãe?
Conheça o produto Caneta Antiestrias para Gestantes e Lactantes, clicando na imagem abaixo.
Produto com 10ml