Tempo de leitura: 2 minutos
O verão está chegando e, para espantar o calor da estação mais quente do ano, muitas mulheres desejam usar saias, vestidos e roupas que deixam as pernas de fora. Mas muitas delas passam longe de qualquer uma dessas opções. E o motivo já é bem conhecido: as varizes. A boa notícia é que elas não são sinal de doença séria e podem ser facilmente tratadas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, varizes é um problema que atinge cerca de 35% da população brasileira e o número de casos entre os sexos é bem desigual: a cada três mulheres que apresentam a doença, há apenas um homem com o problema. Mas, afinal, porque surgem as varizes?
As veias são responsáveis por levar o sangue das extremidades do corpo até o coração. quando não há uma boa circulação sanguínea, o sangue faz pressão contra as paredes das veias, para vencer a ação da gravidade, até que elas se rompam, provocando o surgimento das varizes. As veias dilatadas não conseguem trazer tão bem o sangue de volta, gerando a sensação de peso e inchaço pernas.
O que causa e prevenção:
As causas de varizes são, em sua maioria, ligadas a razões como a predisposição genética, gravidez, obesidade ou sedentarismo. No caso das mulheres, os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos e propensos a dilatarem.
As formas de como acabar com as varizes são variadas e individualizadas. Em alguns casos as varizes podem ser tratados com aplicação ou por procedimentos a laser. Em outros casos é indicado o método de retirada das veias dilatadas com procedimento cirúrgico.
A prática de atividades físicas é benéfica para ter melhores resultados no tratamento ou na prevenção das varizes. Mas é preciso ficar atento: os melhores exercícios para varizes são os exercícios aeróbicos e devem ser evitados aqueles que precisam de grande explosão muscular. Prefira uma caminhada, bicicleta e natação, atividades que melhoram a função da panturrilha.
Outra dica importante é levantar a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos. Exercícios com as pernas, mesmo sentado, também ajudam: levante e abaixe os pés, como se estivesse acelerando um carro, por cinco vezes a cada meia hora.
E, claro, adote um estilo de vida saudável! Tenha uma alimentação balanceada para evitar a síndrome do intestino preguiçoso, mantenha a hidratação e use meia elástica de compressão (elas fazem pressão nos pés ajudando o sangue a subir em direção ao coração).
Conheça o produto Castanha da Índia 300mg – 60 Cápsulas, clicando na imagem abaixo.
Castanha da Índia 300mg