As plantas classificadas como adaptógenas possuem propriedades que melhoram a nossa saúde e a capacidade de adaptação a situações extremas de stress, seja emocional, físico ou químico (muito calor, muito frio, muito stress mental, muito stress físico etc) Elas fortalecem as defesas do organismo, melhoram o funcionamento do cérebro e ainda dão energia extra para amenizar situações como fadiga extrema ou ansiedade.
A lista das adaptógenas é enorme. Para você ter uma ideia, os pesquisadores afirmam que no Brasil há mais de 40 espécies com esse efeito, sem falar nos frutos 100% nacionais que também são ricos em compostos adaptógenos.
Mas é claro que a medicina oriental possui uma gama muito mais extensa de plantas medicinais com essa classificação. Listamos 6 famosas e importantes plantas adaptógenas:
- Ginseng coreano – Indicado para combater o estresse e o cansaço. Possui ação tônica geral, revigorante e fortificante que melhora a concentração e memória e promove o bem estar.
- Ginseng siberiano – Pode revitalizar o sistema imunológico, favorecendo a taxa de hemoglobina e os glóbulos vermelhos, além de poder equilibrar o metabolismo celular e as funções cerebrais, retardando envelhecimento celular. É utilizado na medicina alternativa para melhorar a agilidade mental, melhorando a circulação.
- Ashwagandha – Também conhecida como Ginseng Indiano, esta planta é capaz de estimular o sistema imune, aumentar os nossos níveis de energia e, ao mesmo tempo, diminuir a produção excessiva de cortisol (uma das causas mais comuns das insônias associadas ao stress), ajudando a melhorar a noite de sono.
- Schisandra chinensis – É utilizada para combater com eficiência a fadiga e aumentar a resistência física, intelectual e sexual. Também é indicado para tratar determinados problemas respiratórios, digestivos e renais (estimula a atividade das glândulas supra-renais).
- Rhodiola rósea – Ela acaba com os males que costumam prejudicar quem está sob estresse emocional, como as palpitações, a fadiga e as dores musculares. Também tem outros benefícios como melhorar a resistência física, o rendimento do trabalho, a fadiga e a impotência sexual.
- Biloba – Melhora a circulação sanguínea, devido ao seu conteúdo de flavonoides. Isto ajuda a manter o cérebro em bom estado, favorecendo a concentração e diminuindo o cansaço. Pesquisas alimentam a esperança de que a planta previna (e ataque) tumores no ovário, na mama, no cérebro e no fígado.
Olá Camila, bom dia!
As dietas que favorecem o ganho de peso e massa muscular são chamadas de Dietas Hipercalóricas.
Normalmente a recomendação é que a alimentação seja feita com pequenos volumes, que serão aumentados conforme a tolerância do paciente.
É importante ressaltar que esta dieta deve ser acompanhada de um programa de exercício físico pode gerar um aumento de gordura.
O saudável é que se ganhe massa muscular e um pouco de gordura em alguns casos, mas somente gordura não é aconselhado, por isso um bom treinamento é fundamental.