Com a chegada da estação mais quente do ano, as pessoas ficam ainda mais expostas aos raios UVA/UVB, até mesmo nas suas atividades corriqueira, sem falar no final de semana, não é mesmo? Temos o péssimo hábito de usar e abusar do sol para ostentar um belo bronzeado, digno do verão! Mas, principalmente nesse período, não podemos esquecer os cuidados que devemos ter com a pele.
O tempo quente e convidativo ao uso de pouca roupa é sinônimo de excesso de preocupação com o corpo perfeito. No entanto, é importante lembrar a importância de uma pele bem cuidada. Para se proteger dos nocivos raios ultravioletas, use chapéus e camisetas, evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h. E, claro, use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. E, apesar de muitas pessoas ainda se perguntarem porque usar o protetor solar, a resposta é muito simples: a exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele.
Quase sempre mais exposta à ação de fatores externos como sol, vento e poluição, a pele do rosto tende a envelhecer precocemente, ficando flácida, desvitalizada e sem brilho com o passar dos anos. Portanto, os cuidados a ter com a pele do rosto devem ser redobrados: além do filtro solar, não deixe de usar hidratantes emolientes.
Ah, não menos importante, a ingestão de água deve ser reforçada no período do verão. Beber muito líquido, de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde, especialmente nessa época do ano. Para ficar bem hidratado, as bebidas mais indicadas são água mineral, água de coco e suco de frutas.