Tempo de leitura: 3 minutos
É mais fácil engordar com fontes de açúcar e farinha branca do que com gordura. A ingestão de açúcar exagerado pode levar a diversas doenças como diabetes tipo 2 e desequilíbrio da saúde de modo geral.
Se você está precisando reduzir o consumo de açúcar, veja algumas dicas para equilibrar as coisas!
Mude sua relação com o açúcar
Muitas vezes nós comemos o doce como recompensa pessoal ou descontamos nele as tensões do dia a dia.
Pratique a atenção plena ao comer: mastigue devagar, percebendo os sabores e texturas e não coma em frente à TV ou computador. Se você percebe que come frequentemente por motivos além da fome, procure ajuda e orientação de um profissional.
Faça combinações inteligentes
Comer o doce com outros alimentos ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Boas combinações são as fibras dos cereais, as proteínas do leite e do iogurte e as gorduras das oleaginosas.
Corte o açúcar aos poucos
Não elimine do nada todo o açúcar da dieta. A restrição severa está associada a comportamentos perigosos, como a compulsão alimentar.
A dica é consumir carboidratos de forma moderada, de preferência das fontes integrais.
Treine o paladar e coma menos
A recomendação é treinar o paladar, que pode estranhar o corte súbito. Se você coloca três colheres no cafezinho, mude para duas, espere algumas semanas, tire mais uma, e assim por diante.
O uso de adoçantes
Para algumas pessoas eles são muito úteis, como diabéticos e pessoas que precisam perder peso. Mas devem ser consumidos com moderação, pois, apesar de contribuírem com a redução do consumo de açúcar, podem acabar atrapalhando a alimentação saudável.
Consuma menos os açúcares “mais saudáveis”
Não se deixe enganar: mascavo, orgânico, demerara, mel e melado de cana são açúcares simples, que entram rápido em circulação e são armazenados como gordura.
Açúcar das bebidas
Sucos, refrigerantes e outras bebidas são frequentemente desconsideradas da conta diária de açúcar ingerido e não promovem nenhuma saciedade. Tome água quando estiver com sede.
Aposte no dulçor natural
As frutas maduras são mais doces. No caso da banana, dá para potencializar o sabor aquecendo no micro-ondas com uma pitada de canela. Compotas de frutas, feitas na panela de pressão sem açúcar, também podem ser alternativas interessantes.
Coma mais frutas
O açúcar das frutas não faz mal, diferente dos refrigerantes, revela estudo.
Um erro comum é trocar a fruta inteira pelo suco. O primeiro problema nisso é que a bebida é feita com mais unidades de fruta, ou seja, contém um teor maior de frutose.
O outro ponto é que ao tomar o suco perdemos boa parte das fibras que são responsáveis por desacelerar a chegada da glicose na corrente sanguínea.
Leia rótulos
Atualmente, não é obrigatório distinguir a quantidade de açúcar na informação nutricional dos alimentos, só o teor de carboidratos como um todo. Muitas marcas já o fazem por conta própria, e dá para observar também o teor de açúcar escondido nos itens industrializados pela lista de ingredientes.
Veja mais detalhes sobre Complexo Redutor de Doces, clicando na imagem abaixo.