Tempo de leitura: 3 minutos
O óleo essencial do orégano é extraído da espécie Origanum vulgare e é usado para o tratamento de inúmeras condições de saúde.
Conheça o óleo de óregano da Eficácia!
Para que serve o óleo de orégano?
Atualmente sabemos que, além de aplicá-lo topicamente, o óleo de orégano também pode ser ingerido em pequenas quantidades como um suplemento dietético, geralmente diluído em mel ou suco.
- Aliviar problemas respiratórios
O óleo de orégano pode ser usado tanto interna como externamente para aliviar sintomas de gripe, resfriado, bronquite e asma. Também é eficaz no alívio da tosse associada a infecções de laringe e traqueia, principalmente quando causada por vírus.
2. Aliviar problemas estomacais
O óleo essencial de orégão pode reduzir a formação de gases no estômago, facilitar a liberação de bile e ajudar na digestão de gorduras.
Um chá quente com algumas gotas de óleo de orégano alivia as dores de estômago após uma refeição pesada.
3. Aliviar várias doenças de pele
Pessoas que sofrem de doenças da pele, incluindo psoríase, eczema, rosácea, candidíase e infecções semelhantes, podem encontrar alívio com a aplicação externa de óleo de orégano.
4. Aliviar problemas menstruais
O óleo de orégano tem sido usado para tratar cólicas menstruais. Basta esfregar uma mistura de cinco a seis gotas de óleo de orégano com uma colher de chá de óleo de coco na parte inferior do abdômen.
5. Reduzir o risco de obesidade, doenças cardiovasculares e câncer
As propriedades antioxidantes do óleo de orégano podem proteger o coração e os vasos sanguíneos de danos causados pelos radicais livres e o ácido ursólico, presente no óleo essencial, serve para coibir o aumento de alguns tipos de células de câncer e ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e doenças metabólicas em pessoas obesas.
6. Tratar infecções causadas por fungos
O óleo de orégano tem propriedades antifúngicas e pode ser usado para tratar várias infecções, tanto da pele e unhas, quanto internas. Ele é rico em timol, uma substância que combate fungos patogênicos incluindo o Cândida.
7. Ajudar no controle do diabetes
Os óleos essenciais de orégano e de alecrim podem ajudar no controle da diabetes tipo 2 através da inibição da enzima dipeptidil peptidase IV, que promove a produção de insulina.
8. Auxiliar no combate a vermes intestinais em animais e pessoas
Adicionar óleo de orégano e óleo de fígado de bacalhau à comida do seu cão vai ajudar a livrá-lo de parasitas intestinais.
Também pode ser usado com segurança para se livrar de infestações por vermes em pessoas. Adicione de duas a três gotas do óleo essencial ao chá de gengibre ou limonada e tome entre três a quatro vezes no dia.
9. Tratar parasitas externos em cães e gatos
Pode ser aplicado sobre a pele dos animais para eliminar vários parasitas externos que causam infecções, sarna e micoses. Para controlar pulgas e outros parasitas da pele de seu pet, misture uma colher de chá de óleo de orégano em um litro de água morna e use como um enxague após o banho.