Tempo de leitura: 3 minutos
Essa doença, que leva uma pessoa a desenvolver um quadro de demência e perda da memória, acontece com maior frequência a partir dos 65 anos. Acomete, principalmente, a população feminina.
Embora ocorra em idades mais avançadas, o Alzheimer tem um longo processo de evolução até manifestar os primeiros sintomas e, após se estabelecer, não tem cura. Desta forma, é preciso tomar cuidados para se prevenir desde cedo ou evitar os seus avanços.
O que é o mal de Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença caracterizada pela atrofia e deterioração lenta e progressiva do cérebro. Isso acaba afetando as funções cognitivas, especialmente a memória. Também afeta a locomoção, deglutição e comunicação em casos mais avançados.
Essa doença não tem cura e o tratamento consiste em preservar as funções cerebrais que ainda não foram afetadas, assim como amenizar sintomas como a depressão e a insônia.
Essa doença está associada a fatores genéticos. Ou seja, se existem casos na família, a chance de um descendente ter Alzheimer é mais elevada. Todavia fatores ambientais e o estilo de vida de uma pessoa são determinantes para que essa doença se desenvolva ou não.
Como prevenir o Alzheimer?
Há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o Alzheimer ou, ao menos, retardar o seu aparecimento e estender a quantidade de anos sem as manifestações dessa doença. Confira quais são elas!
- Dormir bem
- Fazer exercícios físicos
- Controlar os problemas psicológicos
- Estimular a cabeça
- Cuidar da saúde
- Evitar o excesso de peso
- Ter uma alimentação balanceada
Confira os alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer
1 – Feijões
Esses carboidratos complexos são ricos em antioxidantes, importantes para combater inflamação e manter o cérebro saudável.
2 – Frutas vermelhas
Ajudam a reduzir a perda de neurônios e a melhorar a memória.
3 – Vegetais coloridos
Cores indicam que um alimento é rico em antioxidantes, que colaboram para proteger os neurônios da degradação associada com a idade.
4 – Folhas verdes
Vegetais folhosos são ricos em folato e estão relacionados à desaceleração do declínio cerebral.
5 – Castanhas
Nozes, amêndoas, avelãs e pistaches são ricos em fibras, gordura e vitamina E (nozes são as melhores para o cérebro).
6 – Azeite de oliva
Rico em gordura saudável, protege os vasos sanguíneos do corpo inteiro, incluindo os do cérebro.
7 – Aves
A vitamina B12, presente no frango e no peru, pode ajudar a combater o declínio cerebral relacionado com a idade.
8 – Vinho tinto e sucos vermelho-escuros
Com moderação, os antioxidantes do vinho tinto podem ajudar a prevenir a degeneração cerebral. Sucos integrais e sem açúcar de uva e romã também.
9 – Salmão e frutos do mar
As gorduras ômega 3 são essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde cerebral.
10 – Grãos integrais
As vitaminas E e do complexo B presentes em grãos integrais como trigo, aveia e quinoa ajudam a diminuir o risco de Alzheimer.
Agora que você descobriu as principais maneiras de como prevenir o Alzheimer, é só começar! Manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir essa doença. Caso, mesmo assim, você manifeste os primeiros sintomas de demência, procure um médico imediatamente para receber orientações e o tratamento adequado.
Veja mais detalhes sobre Magtein™ (Magnésio L-Treonato), clicando na imagem abaixo.