Tempo de leitura: 10 minutos
Os chás diuréticos são bebidas que atuam no funcionamento dos rins podem ser grandes aliados da saúde, já que estimulam a produção de urina e têm efeito detox.
Nem todas as pessoas gostam de chá. No entanto, se analisarmos bem, as plantas, e também as bebidas preparadas com elas, têm benefícios para a mente e para o corpo e talvez valha a pena provar.
Os chás diuréticos ajudam a aliviar o inchaço e a retenção de líquidos. Desta forma, funcionam também como coadjuvantes no emagrecimento e no tratamento de infecções urinárias, além de prevenir outras doenças.
O que são os chás diuréticos e para que servem?
Os chás diuréticos, favorecem a eliminação de sódio, e funcionam como detox, por promoverem uma melhor filtração da água e de sais específicos. Já que aumentam a ingestão de líquido, todos os chás são considerados diuréticos. No entanto, algumas plantas possuem propriedades que estimulam a produção de urina.
Os chás diuréticos são considerados ótimos coadjuvantes do emagrecimento porque atuam na retenção de líquidos e no inchaço, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de gordura. Além disso, são indicados para ajudar no tratamento de infecções urinárias, visto que possibilitam um melhor funcionamento do trato urinário, ajudando a eliminar a infecção. Também atuam sobre a pressão arterial, a insuficiência renal e cardíaca.
Soluções alternativas seguras e saudáveis também podem ser tomadas na dieta para diminuir o inchaço, confira!
- Diminuir o consumo de sal.
- Aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes.
- Aumentar o consumo de água.
- Ativar a circulação por meio de exercícios físicos regulares.
- Evitar ficar muito tempo na mesma posição.
- Evitar o uso de roupas e calçados muito apertados.
- Evitar a automedicação e uso excessivo de álcool.
Convém ressaltar que o uso indiscriminado de chás diuréticos pode ser perigoso e promoverefeito maléfico, pois existem pessoas que substituem a água por chás. Portanto não substitua a água por nada, você pode tomar outros líquidos durante o dia, mas nunca no lugar da água.
Ao invés de usar diuréticos e procurar por emagrecimentos milagrosos, faça alterações saudáveis na dieta e incorpore o exercício físico como prática regular na rotina diária.
Consulte sempre um profissional, visite pelo menos anualmente seu médico, contrate um nutricionista, e também não inicie suas práticas esportivas sem a orientação de um professor devidamente habilitado. Esta é a maneira mais adequada e segura de se manter saudável. Não se engane com medicamentos e aquelas propagandas malucas. Ser saudável não custa caro e temos como conseguir da melhor forma, a natural.
Receitas de chás diuréticos
Chá de Hibisco: emagrece, mas não faz milagres
Sucos detox e chás estão no topo da lista, o que gera inclusive certa desconfiança sobre a eficiência deles na arte de emagrecer.
O chá de Hibisco, de fato, é um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Ele evita o acúmulo de gorduras, pois é rico em substâncias antioxidantes, como flavonoides e ácidos orgânicos, impede a retenção de líquidos, por ser uma bebida diurética e também por ajudar a reduzir gorduras acumuladas, principalmente nas regiões da barriga e quadris, que são os locais que mais costuma ter o acúmulo de gorduras.
Conheça alguns benefícios do chá de Hibisco:
- Diminuir pressão arterial
- Reduz o acúmulo de gordura
- Aumentar colesterol bom (HDL)
- Diminuir colesterol ruim (LDL)
- Diminuir triglicerídeos
- Chá diurético
Como preparar chá de Hibisco:
Basta colocar 200 ml de água no fogo baixo. Quando começar a ferver e aparecer as primeiras bolinhas, coloque uma colher de sopa do hibisco seco (ou então 1 sachê). Após isso, desligue o fogo, tampe a caneca e deixe por 5 a 10 minutos (não deixe mais do que isso para ele não perder os efeitos benéficos do chá). Depois de ter passado os 5 a 10 minutos, coe o chá e sirva-se. Você pode tomar até duas porções por dia.
Não esquente novamente o chá, para que ele não perca os efeitos emagrecedores e terapêuticos.
Há pessoas que tomam 1 litro de hibisco por dia, pois acreditam faz emagrecer mais, entretanto essa quantidade pode trazer efeitos colaterais. O ideal é tomar no máximo duas porções de 200ml ao dia para não ter problemas com sua saúde.
No entanto, se você pensa que tomar o chá sem cuidar também da alimentação vai reduzir drasticamente suas medidas, saiba que o Hibisco ajuda sim, a emagrecer, mas ainda não faz milagres.
Conheça outros chás com potente ação diurética
Chá verde
Bastante famosa e apreciada entre os chás diuréticos, a bebida preparada com a planta Camellia Sinensisacelera o metabolismo e contém uma quantidade considerável de cafeína, um diurético natural. Além do mais, tem muitos antioxidantes, aminoácidos, vitaminas B, E e C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.
Benefícios do Chá Verde:
- Melhora o funcionamento do cérebro e o desempenho físico.
- Previne doenças.
- Reduz o risco de diabetes.
- Aumenta o gasto energético.
Dê preferência às folhas secas, em vez dos saquinhos encontrados em supermercados.
Chá de gengibre com limão
Essa mistura alivia sintomas de gripe e resfriados. Porém, o chá de gengibre com limão é uma ótima opção diurética, pois desintoxica e acelera o metabolismo.
Além disso, ele ajuda a amenizar os sintomas da má digestão e a controlar os níveis de colesterol no sangue, promove a eliminação de ácido úrico e ajuda a regular a atividade intestinal. Ricos em propriedades antioxidantes e antibacterianas, pode ser consumido em jejum.
No entanto, quem sofre com problemas gastrointestinais não deve consumir o gengibre. Quanto ao limão, o ideal é colocá-lo no final da preparação para que não perca as suas propriedades.
Chá de cavalinha
A planta Equisetum arvense (nome científico), bastante conhecida como remédio caseiro, reduz sangramentos, como na hemorragia ou menstruação intensa. Ela também auxilia no tratamento de pedra nos rins, combate a celulite e ajuda no emagrecimento. Isso porque tem efeito diurético comparado ao de medicamentos produzidos em laboratórios.
O chá de cavalinha também tem ação anti-inflamatória e anti-hipertensiva, além de auxiliar no tratamento de doenças como a ansiedade. Quem tem pressão baixa, não deve tomar o chá porque ele diminui a pressão arterial.
Chá de boldo
O boldo é uma planta fácil de manter em casa, suas folhas são bem verdes e, para preparar o chá, basta adicionar água fervente sobre elas. Mas, atenção, mulheres grávidas não devem tomar.
O boldo aparece entre os principais chás diuréticos porque contém propriedades depurativasque eliminam as toxinas do organismo com bastante eficiência. Por proteger as funções do fígado, essa planta é comumente usada para tratar os sintomas da ressaca. Mas, ele também é um ótimo depurativo do sangue, ajuda a diminuir a azia e os gases e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
Contraindicações dos chás diuréticos
Apesar de serem preparados com ingredientes naturais e serem uma ótima opção caseira para ajudar no emagrecimento, os chás diuréticos podem provocar alguns efeitos colaterais é podem interagir com medicamentos e suplementos.
Por isso, para garantir as melhores finalidades dessas bebidas, converse com um médico para saber quais são os chás diuréticos indicados para o seu caso. Grávidas precisam de uma atenção ainda maior.
Nos últimos anos, os chás e infusões têm atraído um número crescente de pessoas pelo seu potencial emagrecedor. Agora é a vezde uma mistura que é uma combinação de folhas de chá-verde, mate verde, hortelã, sálvia, carqueja e alecrim, além do pó da raiz desidratada do gengibre e da semente de guaraná.
O mix oferece um estímulo diurético, que auxilia na eliminação de líquidos pelo corpo. Além disso, combate a formação de gases. A combinação ainda apresenta ação termogênica, ou seja, potencializa o gasto calórico e facilita o emagrecimento.
Conheça cada ingrediente do mix que tem sobressaído no mundo do emagrecimento
Gengibre: a raiz possui bioativos com ação anti-inflamatória e diurética, além de acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura.
Guaraná: a semente da planta usada nos chás apresenta substâncias que elevam o gasto calórico e baixam o colesterol.
Chá-verde: é diurético e dá pique. Combate os radicais livres que prejudicam as células e ajuda a impedir o acúmulo de gordura.
Sálvia: esta erva reúne certos ativos, como óleos essenciais e flavonoides, que combatem a formação de gases e são diuréticos.
Mate verde: tem papel antioxidante, anti-inflamatório, diurético e lipolítico, ou seja, aumenta a queima de gordura devido à presença de xantinas.
Hortelã: contribui para a digestão de proteínas e, por causa do mentol, favorece os movimentos intestinais e reduz a formação de gases
Carqueja: melhora a digestão e impede o acúmulo de gordura nas células. Também evita a retenção de líquidos.
Alecrim: concentra substâncias que previnem o estufamento causado pelos gases e exibe potencial antioxidante e anti-inflamatório.
Dicas que devem ser levadas em conta na hora de consumir a sua infusão preferida
- Evite adoçar, prefira tomar o chá sem açúcar para não acrescentar mais calorias na dieta. Se achar difícil de tomar, coloque um pouquinho de mel.
- Prefira o chá natural, pois os prontos têm menos propriedades e mais açúcar do que os feitos com folhas secas ou saquinhos.
- O tempo certo para o preparo é colocar a erva na água fervente e deixarde três a cinco minutos para liberar os fitoquímicos importantes.
- A proporção ideal para preparar seu é colocar para cada sachê 250 mililitros de água. E, para cada litro, uma colher de sopa da planta seca. Diluir demais reduz os efeitos da erva.
- Chás estimulante como o verde e o mate devem ser evitados a partir das 17 h para não interferir no descanso noturno.
- Evite os chás no almoço e jantar. Substâncias como a cafeína prejudicam a absorção de ferro dos alimentos.
Veja mais detalhes sobre Cápsulas 3 ervas diuréticas, clicando na imagem abaixo.