Tempo de leitura: 3 minutos
A Doença de Peyronie é uma patologia que se caracteriza pela presença de fibrose no revestimento dos corpos cavernosos e na tortuosidade do pênis, porém, essa curvatura do membro masculino só vai ser realmente percebida no momento da ereção. Portanto, enquanto o pênis não estiver ereto a fibrose só será percebida durante a apalpação por meio de nódulos endurecidos. As causas para essa doença ainda são um pouco misteriosas para os médicos e especialistas.
Principais causas da fibrose peniana
- Ninguém sabe dizer com precisão as causas dessa patologia.
- Sabe-se por meio de um consenso que todos os casos surgem por meio de um processo inflamatório que apresenta cicatrização exagerada que acomete a túnica albugínea (que é uma membrana espessa de um tecido bem resistente que envolve os corpos cavernosos que são cilindros localizados dentro do pênis que têm a função de fazer com ele fique ereto e rígido).
- Devido às características comuns apresentadas pelos portadores de fibrose peniana a maioria dos médicos acredita que ela esteja relacionada com microtraumas.
- Porém, a grande maioria dos pacientes não relata nenhum tipo de trauma quando procura um especialista, então, diante do fato, ainda, especula-se que o próprio coito sexual possa ser um dos responsáveis pela curvatura peniana.
- A patologia pode estar relacionada com a genética já que o fato de ocorrer entre gêmeos e pessoas que apresentam algum caso na família é bastante comum.
Como toda doença a fibrose peniana também apresenta alguns sintomas que devem ser levados em consideração e caso eles apareçam o paciente deve procurar um médico o mais rápido possível para evitar maiores complicações.
Sintomas da Doença de Peyronie
- Geralmente, a doença se apresenta basicamente em duas fases – aguda e crônica. Porém, nem todo paciente apresenta essas duas fases de forma tão distinta.
- Na fase aguda o indivíduo sente dor durante a ereção e a curvatura prevalece por aproximadamente seis meses.
- Na fase crônica não existe a dor durante nenhum momento, mas a curvatura persiste por tempo indeterminado.
A maioria dos casos evolui de forma gradativa e se não forem tratados e medicados de forma correta o paciente pode evoluir para um quadro mais grave já que em menos de 10% dos pacientes houve a regressão da patologia sem uma intervenção medicamentosa ou mesmo cirúrgica. Por isso, um diagnóstico rápido e preciso é muito importante.
Diagnóstico desta patologia
- É feito por meio de conversa e exame clínico.
- Para que o médico possa ter um diagnóstico mais preciso recomenda-se que o paciente faça fotos ou vídeos do órgão ereto.
- Não é preciso que o indivíduo se submeta a nenhum exame de toque, complementar ou mesmo específico.
E, quando o médico tiver a certeza de que é mesmo Doença de Peyronie ele passará a prescrição para um tratamento mais adequado que é feito por meio de medicamentos orais, injeção na placas e intervenção cirúrgica.
Todo seu corpo te dá algum tipo de sinal quando existe algo errado. Com a Doença de Peyronie não vai ser diferente, por isso, se você sentir dor na região peniana, no pênis, presença de caroços no membro e tortuosidade durante a ereção é recomendado que procure um médico urologista o mais depressa possível para que a doença não evolua.
Veja mais detalhes sobre Produtos para os homens, clicando na imagem abaixo.