Dermatologistas falam regularmente sobre a necessidade de se usar filtro solar. Porém, o corpo precisa da luz do sol para produzir VITAMINA D, um nutriente crucial para o organismo devido a sua ação de aumentar a absorção de cálcio que ocorre no intestino, para favorecer a formação normal dos ossos.
É possível que o uso do filtro solar interfira na a síntese de vitamina D sim.Estudos demonstram que, ao bloquear os raios ultravioleta, o filtro solar limita a vitamina D que produzimos.
Mas a questão é: até que ponto?!
Alguns estudos concluíram que o efeito é significativo podendo haver, uma redução de quase dez vezes.
Estudos aleatórios mais recentes, que acompanharam pessoas durante meses e em alguns casos por anos, sugerem que o efeito é insignificante. Embora o filtro solar atrapalhe a produção de vitamina D, os estudos dizem que, isso não ocorre em escala suficiente para causar uma deficiência da vitamina.
Isso ocorre em parte porque a maioria das pessoas geralmente não aplica filtro solar suficiente para obter seu efeito completo, o que por sua vez permite a passagem de um pouco de luz solar, diz Henry Lim, chefe de dermatologia no Hospital Henry Ford em Detroit e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia.
Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, afirmam que não é necessária muita luz solar para produzir quantidades adequadas de vitamina D: talvez cerca de 30 minutos de exposição à luz do dia (sem protetor), duas vezes por semana.
Henry Lim acrescentou que, em vez de cortar o filtro solar, as pessoas preocupadas com a vitamina D deveriam consumir mais alimentos como salmão, leite e suco de laranja, ricos nessa vitamina. Assim, o uso de filtro solar pode reduzir a produção de vitamina D, mas provavelmente não o bastante para surtir um efeito significativo.
Farmacêutica Neila Anunciação
Farmácia Eficácia