Tempo de leitura: 13 minutos
Muitas vezes, quando acontece a mudança de estação, é normal encontrar pessoas adoecendo com mais frequência. Nem sempre sabemos o que devemos fazer nesta época do ano para abrandar os sintomas da gripe e dos resfriados.
Veja algumas das ótimas opções de remédios caseiros para diminuir os sintomas da gripe, tanto comum, assim como outras mais específicas onde se inclui a H1N1: tomar o chá de limão, equinácea, alho, tília ou sabugueiro, porque estas plantas medicinais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas típicos e melhorar o desconforto.
Além das sugestões apresentadas acima, outras medidas caseiras, como colocar uma bolsa de água quente em cima dos músculos doloridos, assim como tomar um banho com água fria para diminuir a febre, também devem ser utilizadas.
Mesmo que a maior parte dos casos de gripe melhorem sem um tratamento específico, é fundamental consultar um clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. Não faça dos chás sua única fonte de tratamento contra a gripe, pois nenhum deles deve substituir a opinião do médico ou os remédios receitados.
Dicas de chás e shots
1. Chá de sabugueiro
O chá de sabugueiro com tília aumenta a resistência do organismo e a tília promove o suor, favorecendo o combate à febre, tal como o chá de equinácea.
Ingredientes
- 1 colher de chá de sabugueiro
- 1 colher de chá de tília
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Para preparar esse chá, tem de adicionar o sabugueiro e a tília na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado. Só depois deve coar e tomar.
2. Chá de alho
Tomar o chá de alho também é um excelente tratamento natural contra gripe.
Ingredientes
- 3 dentes de alho
- 1 colher de mel
- 1/2 limão
- 1 xícara de água
Modo de preparo
– Amassar os dentes de alho e adicionar numa panela juntamente com a água e deixar ferver por cerca de 5 minutos.
– Depois acrescentar meio limão espremido e o mel, e tomar a seguir, ainda morno.
Além de tomar o chá, também é necessário fazer uma alimentação adequada para tratar os sintomas de gripe.
3. Chá de mel e limão
O chá de limão com mel é um excelente remédio natural para a gripe, pois ajuda a descongestionar o nariz e a garganta e melhora a respiração.
Ingredientes
- Suco de 1 limão
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
– Adicionar o mel à xícara de água fervente
– Mexer bem até se tornar uma mistura homogênea
– Acrescentar o suco puro de 1 limão por último
O chá deve ser tomado logo após seu preparo.
Além disso, para tratar a gripe é recomendado tomar este chá de 2 a 3 vezes ao dia, por exemplo, no lanche da manhã e da tarde e antes de dormir.
4. Chá de equinácea
Tomar o chá de equinácea também é um outro bom remédio caseiro para gripe, porque ela estimula o sistema imune e favorece a sudorese, aumentando a transpiração e ajudando a combater a febre.
Ingredientes
- 1 xícara de água fervente
- 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea
Modo de preparo
– Ferver a água e depois colocar a equinácea e deixar em efusão por 10 minutos
– Depois basta coar e tomar logo a seguir
Shots saudáveis
Acordar cedo além de saudável é sempre aquele caminho da cama quentinha até o café. E é entre a cama e o café que os shots ou tônicos digestivos podem entrar!
Nada melhor que optar por uma rotina de hábitos ou rituais na semana, principalmente os que remetem a ter uma alimentação mais equilibrada e alívio de stress! Os shots nutritivos serão uma ótima opção.
Os shots não precisam necessariamente ser ingeridos apenas pela manhã, podem ser ingeridos antes de refeições também. Usar pela manhã é melhor, já que são uma boa fonte de antioxidantes (excelente momento do dia para ofertar antioxidantes) e pelo fato de que quando acordamos nosso corpo geralmente se encontra bem mais ácido devido à falta de hidratação e à limpeza que ele faz enquanto dormimos.
Tudo que consumimos e não foi aproveitado precisa achar o caminho de saída pelo nosso sistema digestivo, e assim nosso organismo consegue se renovar e nos deixar bem para mais um dia.
Por isso, incluir os shots logo ao acordar é sempre bom, depois de um ou dois copos de água para hidratar, e dessa forma criar um meio interno mais equilibrado e nutrido, garantindo uma boa digestão e funcionamento ao longo do dia.
Além disso, irão notar que a maioria dos shots são mais ácidos (limão ou vinagre de maçã). Isso é uma estratégia digestiva bem bacana já que quando criamos um ambiente ácido no estômago temos melhor ativação de enzimas que irão trabalhar para digerir os alimentos.
Ingredientes usados para se fazer um delicioso shot
O segredo para se preparar um shot poderoso está na seleção e combinação dos ingredientes!
- O limão está presente em praticamente todas as variações, devido ao seu grande poder alcalinizante, proporcionando um pH equilibrado, além do alto teor de antioxidantes.
- O gengibre é uma raiz que funciona como um anti-inflamatório natural, anticâncer e tem também função detoxificante, visto que seus compostos são capazes de aumentar a temperatura corporal, o que pode contribuir para a sudação, aumentando assim a eliminação de toxinas.
- Cúrcuma (açafrão-da-terra), que é um potente anti-inflamatório natural capaz de ajudar o nosso corpo a combater inflamações causadas por diversos fatores (atividade físicas intensas, doenças associadas ao estilo de vida – diabetes, pressão alta, obesidade e etc.) e além disso, alguns estudos associam a cúrcuma com a perda de peso e pode também auxiliar no tratamento contra a depressão.
- Pimenta do Reino: sempre que incluir a cúrcuma, inclua um pouco de pimenta do reino (pela fonte de piperina) para aumentar a absorção da cúrcuma pelo organismo.
- Canela e pimenta caiena: estimulam a digestão, podem causar efeito termogênico e podem equilibrar a glicose no sangue.
Os shots também são uma excelente maneira de otimizar a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais, além de incluir ingredientes ricos em fitoquímicos e que muitas vezes têm propriedades digestivas, antibióticas, anti-inflamatórias, termogênicas e antioxidantes. A natureza é poderosa e temos muito para trocar com ela.
O consumo destas pequenas doses de tônicos tem aumentado de forma significativa e atualmente é possível encontrar versões prontas em lojas de produtos naturais e estão presentes também no menu de muitos restaurantes que possuem uma abordagem mais saudável e natural.
A praticidade para preparar o shot em casa é um dos pontos positivos para incluí-lo no nosso dia a dia. Veja algumas sugestões de preparo com combinações para melhorar a nossa imunidade, a digestão, nível de energia e também auxiliar o nosso corpo no processo de desinflamação.
Shot – Imunidade
- Suco de 1 limão
- 1 colher de sopa de água morna
- 10 gotas de própolis em álcool
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 1 pitada de gengibre
- 1 colher de chá de glutamina (opcional)
Modo de preparo:
Misture bem com uma colher e tome em jejum.
Shot – Digestivo
- Suco de 1 limão
- 1 colher de chá de vinagre de maça
- 1/4 xícara de água morna
- 1/2 colher de chá gengibre fresco ralado (pode usar em pó também)
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó (ou abrir uma capsula de suplemento de cúrcuma)
- Pitadinha de pimenta do reino
Modo de preparo:
Misture bem com uma colher e tome em jejum.
Shot – Clássico
- Sumo de 1 limão espremido ou 1 colher de sopa de vinagre de maçã, preferivelmente não pasteurizado, sem ser filtrado e orgânico para manter a presença dos probióticos naturais da bebida.
- Água mineral temperatura ambiente na quantidade que desejar para diluir.
Modo de preparo:
Em um copo misture os ingredientes e tome em jejum.
Shot – Anti-inflamatório
- Suco de 1 limão
- 1 colher de sopa de água morna
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena
- 1 colher de chá de cúrcuma
- Pitada de pimenta do reino
- 1 pitada de canela
Modo de preparo:
Misture bem com uma colher e tome em jejum.
Energy Boost Shot
- 50ml de Aloe Vera
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena
- 1/2 colher de chá de cúrcuma
- Suco de 1 limão
- 1 colher de sopa de água morna
- 1 colher de chá de mel (opcional)
Modo de preparo:
Misture bem com uma colher e tome em jejum.
Ingredientes e os benefícios para a saúde
Os chás são os queridinhos nas estações frias, principalmente quando os sintomas de gripe acometem o corpo. Isso porque a bebida possui substâncias anti-inflamatórias, antitérmicas, expectorantes e que contribuem com o sistema imunológico.
O gengibre, o cravo e a canela possuem substâncias termogênicas, que fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e alívio da congestão nasal e redução da dor de garganta. O alho e limão são anti-inflamatórios que reduzem dor no corpo e ajudam a expectorar. Já a hortelã alivia a inflamação respiratória, congestão nasal e a coriza. Chá verde e de laranja ajudam no sistema imunológico. Conheça abaixo os benefícios dos principais itens que devem compor o seu chá.
Limão – A fruta é fonte de vitamina C e adstringente. Ferva a casca da fruta, coe, misture com o suco e use mel para adoçar.
Gengibre, cravo e canela – Possuem ação termogênica, fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e o alívio da congestão nasal. Rale e ferva por alguns minutos. Depois coe e acrescente suco de limão e mel.
Couve – É expectorante e antitérmico. Ferva as folhas e coe.
Própolis – Tem proteína, vitaminas e minerais que podem contribuir para melhorar os sintomas.
Alho – O alimento é expectorante e antitérmico. Prepare uma xícara de água fervente para um dente de alho descascado e picado. Deixe por 15 minutos e, após, esfriar, coe e coloque gengibre ralado ou suco de limão e mel para adoçar.
Eucalipto – Anticatarral, antisséptico pulmonar e febrífugo, o eucalipto é ideal para infusões.
Hortelã – Essa folhinha é expectorante e ajuda a aliviar a inflamação respiratória, congestão nasal e coriza. Faça uma infusão em água fervente e beba quente ou gelado.
Chá verde e laranja – São ideais para reforçar o sistema imunológico. Ferva a casca de laranja por 15 minutos, espere esfriar e coe. Para preparar o chá verde, basta fazer uma infusão em água fervente por cinco minutos.
Qual a dose diária ideal dos chás e o que pode ocorrer em caso de ingestão excessiva?
A dose pode variar de acordo com a condição de saúde da pessoa e o tipo de chá. Uma recomendação que abrange a maioria das indicações é de uma a duas xícaras de chá por dia.
Os efeitos adversos dependem da dose, do consumidor e de cada qualidade de chá consumido.
Chás com cafeína podem causar insônia, excitação nervosa e náuseas; chás de alho e erva-cidreira podem desencadear hipotensão e desconforto gastrointestinal; e chás diuréticos, como cavalinha, podem provocar dor de cabeça, anorexia, sintomas de desidratação e irritação gástrica.
Quais os principais tipos de chás consumidos pelos brasileiros e seus benefícios? Há alguma contraindicação entre eles?
- Gengibre: sem contraindicação, é excelente anti-inflamatório, auxilia na recuperação de resfriados e em quadros de náuseas em gestantes (um dos poucos chás aconselhados para esse grupo).
- Camomila: indicado para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave, contusões e dos processos inflamatórios da boca e gengiva. Não deve ser consumido por gestantes.
- Sabugueiro: indicado para gripe e resfriado. Pacientes com baixa concentração de potássio no sangue não devem consumi-lo.
- Chá verde e chá branco: são originados pela planta Camellia sinensis, auxiliam no emagrecimento e são antioxidantes. São contraindicados para pacientes com gordura no fígado.
- Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante. Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa.
- Hortelã: indicado para situações de cólicas abdominais, flatulência (gases) e problemas hepáticos. Não deve ser utilizado em casos de obstruções biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.
Chazinhos e mel
Os chás podem ser aliados muito bem-vindos se trouxerem ingredientes que podem agir de modo anti-inflamatório, como o gengibre, o limão, o alho, a hortelã.
A quarentena pode afetar também a sua saúde emocional e as ervas que ajudam a amenizar a ansiedade e a ter mais qualidade no sono entram na lista de recursos. Entre as mais tradicionais no Brasil estão as conhecidas camomila, erva-cidreira e folha de maracujá. Os chás ajudam também a manter a hidratação do corpo, essencial para momentos em que o organismo está mais frágil.
Para adoçar tudo isso, use o mel. Ele ajuda a diminuir as inflamações na garganta e tem potássio, cálcio e ferro.
O mel é um poderoso antibiótico e um poderoso estimulador do sistema imunológico humano. Sugere-se o uso do mel na rotina para todas as pessoas. Uma pequena colher de chá já funciona.
Veja mais detalhes sobre Remédio para gripe, clicando na imagem abaixo.