Tempo de leitura: 3 minutos
A vitamina D tem um papel muito importante quando o assunto é o nosso Sistema Imune, pois graças a ela muitos distúrbios imunológicos, por exemplo, as doenças infecciosas e os distúrbios autoimunes são evitados quando seus níveis estão em harmonia com o metabolismo do organismo.
Além de ser uma das responsáveis pelo controle do Sistema Imunológico ela atua também:
- No controle da saúde dos ossos;
- Regula o crescimento;
- Atua no sistema cardiovascular;
- Ajuda na atividade muscular;
- Controla o metabolismo;
- Regula os níveis de insulina.
Como a vitamina D funciona em nosso corpo
Quando os níveis dessa substância estão irregulares é que somos capazes de perceber sua verdadeira importância para o organismo. Nos adultos, existe o prejuízo do tecido ósseo, tornando-o frágil devido à osteoporose causada pela falta dessa substância. E, quando os ossos estão frágeis e se quebram com muita facilidade existe o risco de uma grande perda da massa muscular, o que, geralmente, facilita quedas e fraturas.
Quando se trata das crianças a falta dessa vitamina compromete o crescimento, o desenvolvimento cognitivo e acaba por gerar deformidades nos ossos devido ao raquitismo.
A vitamina D no Sistema Imune
Os linfócitos, por exemplo, são células que compõem o Sistema Imunológico, e possuem receptores naturais para a vitamina D, que, devido a esse sistema de recepção e fragmentação atua no fortalecimento do Sistema Imune e, consequentemente, previne muitas doenças.
A vitamina D pode ser uma esperança para doenças autoimunes
Especialistas estão usando a vitamina D, por meio de testes, para prevenir doenças autoimunes, já que muitos deles acreditam que essa substância pode de forma seletiva e abrangente inibir a força que o organismo tem para se autodestruir. Por exemplo, quando se trata de doenças como:
- Diabetes tipo I;
- Esclerose múltipla;
- E doenças relacionadas ao Sistema Digestório.
Porém, de acordo com os médicos e especialistas, não existe nada comprovado. O tratamento está em fase de teste e tem apresentado resultados satisfatórios.
Doenças que podem ser evitadas devido à vitamina D
- Fragilidade óssea;
- Fraqueza da musculatura;
- Câncer;
- Asma;
- Gripes;
- Resfriado;
- Artrite reumatoide;
- Doenças relacionadas ao coração;
- Obesidade;
- Depressão.
Como aumentar a ingestão de vitamina D
- Tomar sol diariamente por pelo menos 40 minutos entre 10h e 15h;
- Suplementação.
Alimentos ricos em vitamina D
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Bife de fígado;
- Gema de ovo;
- Atum;
- Sardinha;
- Salmão;
- Queijo;
- Cogumelos;
- Ostra.
Todas as vitaminas, minerais e outras substâncias que compõe o organismo são muito importantes e não podem estar presente nele nem demais e nem de menos, pois o excesso ou a falta de qualquer substância em nosso organismo é extremamente prejudicial para a saúde.
O ideal é que haja um equilíbrio e para isso você deve manter uma alimentação balanceada e saudável, ingerir líquidos com frequência, praticar atividades físicas, dormir bem e evitar tudo aquilo que te causa estresse ou prejudica sua saúde.
Veja mais detalhes sobre Vitamina D3 + Vitamina K2, clicando na imagem abaixo.