Tempo de leitura: 3 minutos
Você tem dificuldade em fazer seus filhos comerem vegetais? Crianças podem ser bem seletivas e resistentes, mas com algumas dicas é possível fazer com que elas tenham uma refeição mais saudável. Quer saber como?
De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário consumir pelo menos 400g diariamente de vegetais. Mas essa realidade está longe de ser verdadeira, especialmente entre as crianças.
Todos os alimentos oferecidos às crianças são de extrema importância para desenvolver o paladar infantil. E acabam tendo forte influência nos gostos e hábitos alimentares que elas vão ter no futuro. Por isso, é fundamental incluir frutas, legumes e vegetais desde cedo na alimentação.
Tudo é questão de hábito. E estimular o gosto pela alimentação saudável, expondo alimentos mais naturais logo nos primeiros pratos é a dica chave para o desafio de fazê-las comerem vegetais.
Conheça aqui o suplemento para estimular o crescimento e apetite das crianças!
Dicas para convencer as crianças a comerem vegetais
Nunca obrigue a criança a comer o que ela não quer, mas sempre coloque alimentos variados em todas as refeições (legumes, verduras, frutas), mesmo que em pequenas porções;
- Não tente esconder os alimentos no prato;
- Leve os pequenos à feira ou supermercado e peça ajuda para escolher os alimentos saudáveis;
- Façam refeições criativas;
- Envolva seus filhos na preparação das receitas. Além de ser um momento de diversão, a oportunidade é ótima para despertar a curiosidade dele;
- Crie jogos sensoriais e figuras com vários alimentos;
- Criança com fome, come;
- Seja persistente e não desista. A tarefa pode ser longa e envolver muita resistência, mas é possível;
- Dê o exemplo.
Pais devem sempre dar o exemplo
Essa é uma dica tão importante que merece um tópico só para ela. E antes de falar propriamente sobre isso, quero propor uma reflexão. Você costuma preparar comidas saudáveis e consumir verduras e legumes?
A resistência a alguns alimentos não é coisa apenas de crianças, muitos adultos também torcem o nariz para uma dieta mais natural. E até fazem cara feia na frente dos próprios filhos – os mesmos que estão com dificuldade de fazer comer vegetais.
O fator socialização tem importância influência e traz bons resultados para este desafio.
Na escolinha a criança vê os amiguinhos comendo coisas diferentes do seu lanche e tem mais interesse em experimentar algo novo. Em casa, deve acontecer a mesma coisa.
Se você apenas coloca o prato na frente das crianças, achando que isso vai fazer elas comerem vegetais, saiba que a missão vai ainda mais árdua.
É preciso que a comida esteja inserida em um contexto. E isso inclui os pais participarem do momento da refeição, comendo os mesmos alimentos.
Os pais são o primeiro modelo de comportamento dos filhos. É com você que ele aprende a falar, andar, se alimentar. E, com freqüência, repetem o que vêem em casa.
Faz sentido essas dicas? Aposto que agora está mais preparado e vai conseguir completar o desafio de fazer seus filhos comerem vegetais. Vamos lá?
Compre AGORA o suplemento infantil para estimular o crescimento e apetite!